AME Catanduva realiza ações no Mundial da Segurança do Paciente

Nos dias 16 e 17 de setembro, o AME Catanduva promoveu atividades internas em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado no dia 17 de setembro. Com foco no tema proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2024, “Melhorando o diagnóstico para segurança do paciente”, e com o slogan “Faça certo, torne seguro”, as ações tiveram como objetivo destacar a importância do diagnóstico correto e oportuno para a segurança do tratamento do paciente e a melhoria dos resultados de saúde.

Durante os dois dias, profissionais do AME promoveram palestras voltadas tanto para colaboradores quanto para pacientes, reforçando a importância da segurança no ambiente de atendimento médico. Entre as ações de engajamento o AME personalizou as telas dos terminais de computadores com papel de parede da campanha e decorou a parede da recepção, chamando a atenção para a relevância do tema no cotidiano da unidade.

No dia 16, as enfermeiras da área da Qualidade, Cintia Paula do Nascimento e Karen Bernardi da Graça, ministraram palestra para os colaboradores da instituição. Elas reforçaram a importância da adesão às práticas de segurança e destacaram as ações internas desenvolvidas pelo AME para garantir o bem-estar dos pacientes.

Já no dia 17, a palestra foi na recepção central da unidade, envolvendo tanto pacientes quanto colaboradores. Dr. Rogério Lima Duarte, gerente médico do AME e membro do Núcleo de Segurança do Paciente, abordou o tema da campanha e divulgou os protocolos de segurança vigentes. Segundo o médico, um dos pontos chave para a segurança do paciente é o diagnóstico correto e em tempo hábil, que pode fazer toda a diferença nos resultados clínicos.

“Nosso objetivo é garantir que os pacientes se sintam seguros e recebam o cuidado adequado desde o primeiro contato. A segurança do paciente começa com a precisão e agilidade no diagnóstico e é isso que estamos reforçando com essa campanha. A adesão aos protocolos é fundamental para que possamos reduzir riscos e proporcionar atendimento cada vez mais eficaz”, destacou o Dr. Rogério, ao encerrar a palestra.

As ações do AME Catanduva fazem parte de esforço global para aumentar a conscientização sobre a segurança do paciente, tema prioritário para a OMS e essencial para a melhoria contínua dos serviços de saúde.

Fotos/Divulgação