O AME Catanduva também atualizou seus funcionários quanto aos novos procedimentos em segurança e prevenção de acidentes internos. Para isso, na sexta-feira última (23 de agosto) a CIPA – Comissão Interna para Prevenção a Acidades e Assédio apresentou aos envolvidos orientações dos novos layouts de mapas de risco dos setores da unidade.
Promovido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Fundação Padre Albino, que faz a gestão do AME, os mapas de riscos são documentos de validade anual e que devem ser revalidados junto a todas as unidades da FPA.
“O mapa de risco informa de maneira gráfica os riscos que podem existir em cada local de trabalho, principalmente quando se trata de ambiente hospitalar onde eles lidam frequentemente com agentes biológicos e contaminantes. Por ser de fácil visualização é ferramenta fundamental para conscientizar os colaboradores e assim evitarmos acidentes”, explica William Fernandez, técnico em Segurança do Trabalho do AME e integrante do SESMT da FPA.
Os novos mapas atingem todos os níveis hierárquicos do AME. “Todos os setores de uma unidade hospitalar podem sugerir riscos. Nestes mapas de segurança e riscos envolvemos protocolos que englobam tanto nosso contingente interno quanto os pacientes e pessoas que adentram o local. A segurança deve ser prioridade sempre”, frisou William.
Fotos/Divulgação FPA