No período de 11 a 15 de março, os alunos das classes A e B do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Catanduva participaram da atividade lúdica “História com dobradura – O Marinheiro”, parte do complemento do conteúdo programático do Sistema Maxi de Língua Portuguesa. Sob a supervisão da Profa. Rosemeire Ap. Marques Rosa, os estudantes se envolveram na narrativa e na criação de dobraduras em folhas de papel, seguindo as orientações pedagógicas.
De acordo com a Profa. Rosemeire, ao concluírem a história os alunos ficaram surpresos com suas próprias realizações. O principal objetivo da atividade foi incentivar a leitura, a linguagem e a coordenação motora por meio da ludicidade e da diversão, além de promover o trabalho cooperativo e a autonomia entre eles; 31 alunos participaram da atividade.
A diretora do Colégio Catanduva, Profa. Ma. Fabiana Fiorim Checconi, destacou a relevância da leitura como estratégia pedagógica. Segundo ela, “a leitura é ato sociocultural que desperta a atenção das crianças para as características da linguagem oral e escrita, estimulando a criatividade, a imaginação, a identidade e a autonomia. Além disso, a integração da leitura com a atividade de dobradura auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, da atenção e da comunicação em geral”.