Os alunos do 9º ano B do Ensino Fundamental do Colégio Catanduva participaram de atividade artística, criando ilustrações exclusivamente por meio de recortes e colagens. O objetivo foi promover a pesquisa e análise de diversos estilos visuais, situados em diferentes períodos históricos e produções artísticas.
Os estudantes foram desafiados a se inspirar no trabalho do pintor, desenhista, gravurista e escultor francês Henry Matisse, cujas obras são consideradas uma das expressões mais significativas da arte de vanguarda. A atividade foi realizada em sala de aula, com mediação da professora de Arte, Ana Paula Loma, elaborada com base no material do Sistema Maxi de Ensino, adotado pelo Colégio Catanduva.
![](https://portal.gnoticia.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Alunos-do-9o-ano-B-do-Colegio-Catanduva-participam-de-atividade-artistica1-1024x784.jpg)
Segundo a diretora Profa. Ma. Fabiana Fiorim Checconi, a arte desempenha papel fundamental no ensino de qualidade e no diálogo intercultural. “O ensino das artes visuais visa cultivar a sensibilidade, a intuição, o pensamento crítico e as subjetividades que se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem. Ele desenvolve habilidades e competências importantes para práticas investigativas e para o percurso do fazer artístico, permitindo que os alunos percebam o mundo, contextualizem saberes e interajam com a arte e a cultura. Isso favorece o respeito às diferenças e promove o diálogo intercultural”, explicou Fabiana.