Os alunos do 9º ano B do Ensino Fundamental do Colégio Catanduva participaram de atividade artística, criando ilustrações exclusivamente por meio de recortes e colagens. O objetivo foi promover a pesquisa e análise de diversos estilos visuais, situados em diferentes períodos históricos e produções artísticas.
Os estudantes foram desafiados a se inspirar no trabalho do pintor, desenhista, gravurista e escultor francês Henry Matisse, cujas obras são consideradas uma das expressões mais significativas da arte de vanguarda. A atividade foi realizada em sala de aula, com mediação da professora de Arte, Ana Paula Loma, elaborada com base no material do Sistema Maxi de Ensino, adotado pelo Colégio Catanduva.
Segundo a diretora Profa. Ma. Fabiana Fiorim Checconi, a arte desempenha papel fundamental no ensino de qualidade e no diálogo intercultural. “O ensino das artes visuais visa cultivar a sensibilidade, a intuição, o pensamento crítico e as subjetividades que se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem. Ele desenvolve habilidades e competências importantes para práticas investigativas e para o percurso do fazer artístico, permitindo que os alunos percebam o mundo, contextualizem saberes e interajam com a arte e a cultura. Isso favorece o respeito às diferenças e promove o diálogo intercultural”, explicou Fabiana.