Alunos da Medicina/FAMECA apresentam Libras em escola municipal

No último dia 27 de agosto, a turma LV do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA realizou apresentação na EMEF Lázara Antoninha da Silva Milhorança para alunos do Ensino Fundamental I. A atividade faz parte do Projeto de Extensão “A Turma LV e a Libras no Ensino Fundamental I”, coordenado pela Prof.ª Esp. Alda Nascimento Batista e pelo Prof. Me. José Claudinei Cordeiro.

A apresentação teve como objetivo celebrar o “Setembro Azul” e apresentou aos jovens a Língua Brasileira de Sinais (Libras), destacando sua importância como forma de comunicação e expressão dos surdos. Os alunos da Medicina ensinaram o alfabeto manual e os números em Libras. Além disso, promoveram jogos lúdicos para interação dos estudantes.

O “Setembro Azul” é mês dedicado à conscientização sobre a comunidade surda e suas lutas, culminando com a celebração do “Dia do Surdo”,  em 26 de setembro. A coordenadora do projeto, Profª Esp. Alda Nascimento, destacou a importância da ação junto aos jovens alunos. “Esta data é marco importante para lembrar as conquistas da comunidade surda e promover a inclusão por meio da disseminação do uso da Libras. A iniciativa dos alunos da FAMECA reflete o compromisso da instituição com a formação de médicos conscientes da diversidade e das necessidades da sociedade, promovendo educação inclusiva desde o início da formação acadêmica. Essas atividades são fundamentais para promover a inclusão social e educacional das pessoas surdas, além de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da acessibilidade na comunicação”, concluiu Alda.

Novas apresentações estão programadas para EMEF Lázara Antoninha da Silva Milhorança nos dias 10, 17 e 23 de setembro. No dia 23, os alunos apresentarão peça teatral baseada na história de “Chapeuzinho Vermelho”, adaptada para a língua de sinais.