No final de agosto, as alunas Camilly Victória da Silva e Taynara Beatriz Candido, do curso de Enfermagem da Unifipa Catanduva, lançaram a cartilha “Prevenção é a melhor forma de combater a Dengue – Informações essenciais para a comunidade”. O material, desenvolvido sob orientação da docente Esp. Vanessa Maria Broggio Schiesari e com supervisão do infectologista Dr. Arlindo Schiesari Junior, já está disponível para o público na aba “Cartilhas” do site da Unifipa pelo link unifipa.edu.br/institucional/sobre/biblioteca.
A cartilha foi criada em resposta ao aumento significativo dos casos de dengue em 2024, especialmente na cidade de Catanduva. Segundo Dra. Vanessa Schiesari, a alta nos casos confirmados da doença em julho e agosto sinalizou sobre a necessidade urgente de conscientizar a comunidade sobre as formas de prevenção. “O número de casos de dengue aumentou de forma considerável, quando comparado aos anos anteriores, trazendo grande preocupação. Daí a necessidade de desenvolver material que trouxesse informações para a comunidade sobre essa doença e, com isso, envolver os alunos da Enfermagem para a idealização do material informativo”, explicou.
O material, acessível e ilustrado, foi projetado para ser ferramenta tanto para o público quanto para a educação nas escolas. Ela inclui orientações claras sobre como identificar os sintomas, além de medidas de prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito e o uso de repelentes e roupas protetoras. As autoras também enfatizaram a importância de saber quando buscar ajuda médica para garantir a recuperação mais eficaz.
Mesmo durante o período de estiagem, as alunas alertam que os cuidados devem continuar, já que os focos de criadouros do mosquito transmissor da dengue costumam surgir dentro das próprias residências. “A conscientização coletiva é o primeiro passo para quebrar o ciclo de transmissão e e ao disseminarmos essa cartilha estamos empoderando cada cidadão a agir de maneira responsável e proativa, engajando a comunidade na luta contra essa doença que tanto preocupa a saúde pública”, afirmaram Camilly e Taynara.
Além disso, as alunas e a equipe envolvida no projeto estão em busca de parcerias e patrocínios para imprimir a cartilha e distribuí-la em consultórios médicos, unidades de saúde e escolas. Os interessados em apoiar essa iniciativa podem entrar em contato através da página oficial do Instagram da Unifipa (@unifipa).
Foto: Comunicação FPA.