Água Doce registra alta de 8% no 1° semestre de 2024 e avança no Varejo com linha de marca própria

Referência em oferecer espaço de casual dinner, a Água Doce Sabores do Brasil nasceu em uma pequena cidade do interior de São Paulo, chamada Tupã. Com DNA interiorano, a marca conquistou o Brasil e conta com 80 restaurantes em sete estados. Para ampliar o contato e a oferta dos sabores brasileiros, a rede entrou para o Varejo destinado ao consumidor com sua linha de produtos próprios. Além deste movimento, a empresa, que é conhecida pelos pratos e porções fartas, e pela coquetelaria e cachaças variadas, desembarcou em três cidades com novas operações no primeiro semestre de 2024. Como resultado, a franquia obteve incremento de 8% no faturamento entre janeiro e junho deste ano.

Fundada pelo boia-fria Delfino Golfeto, a Água Doce nasceu em uma garagem residencial. Hoje, a empresa é especialista e referência em comida caseira, em cachaças premium e coquetelaria. Há 34 anos no mercado, do interior paulista para o Brasil, a marca está presente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. No primeiro semestre deste ano, as cidades de Taquaritinga e São José do Rio Preto, em São Paulo, e Uberaba, em Minas Gerais, receberam uma unidade da rede. Visando ingressar em outros perfis de municípios, a franquia possui três modelos de negócios, seguindo o perfil do público-alvo e de investidores locais. Até o fim do ano, são esperadas duas operações em shopping centers paulistas e a primeira unidade delivery.

“Ao enxergar oportunidades além de lojas situadas em rua, onde foram implantados restaurantes do modelo Máster da Água Doce, que conta com toda a infraestrutura e cardápio completo com mais atividades de lazer, como espaço kids e shows ao vivo, percebemos que os shoppings são importantes locais para nos firmar e que operações 100% delivery e take away estão também no dia a dia dos clientes que buscam por praticidade e agilidade. Dessa forma, ao lançar diferentes formatos de negócio, com propostas variadas, conseguimos ingressar em perfis de cidades que não comportariam uma operação mais ampla, por exemplo”, revela Julio Bertolucci, diretor de franquias da empresa.

Outra aposta da rede de franquias foi a entrada no Varejo. Com o propósito de ampliar a experiência de consumo, a Água Doce investiu em produtos de marca própria com a intenção de levar o sabor do Brasil para dentro da casa do consumidor. Alguns itens, como a linha de condimentos, já estão disponíveis em supermercados, facilitando o acesso do cliente.

Além disso, no primeiro semestre deste ano, a rede deu mais um passo importante com o lançamento dos drinques prontos que levam o nome e tradição da empresa. Todas as linhas Água Doce podem ser adquiridas online pelo marketplace parceiro da companhia.

“O projeto de marca própria tem como objetivo ampliar a experiência do cliente, permitindo que a jornada de consumo seja completa, englobando o atendimento presencial e online. Além disso, os produtos da Água Doce levam o DNA da marca para dentro da casa do consumidor, proporcionando a confraternização e a degustação de nossos sabores no conforto do lar, junto com a família e os amigos”, afirma Julio.

IA e equipamento de cozinha 5.0

Com objetivo de aumentar a produtividade das cozinhas e equipes administrativas, a Água Doce, que sempre se mantém na vanguarda do Food Service, investiu em equipamentos de cozinha 5.0. Para trazer mais rapidez na entrega de pratos e otimizar processos dentro das cozinhas dos restaurantes, a empresa fez um aporte de R$ 5 milhões em maquinários mais tecnológicos para melhorar a eficiência das operações, principalmente na cozinha, que é a ‘alma’ do negócio. Foram incluídos equipamentos, como o ultracongelador, que permite reduzir rapidamente a temperatura dos alimentos, mantendo as propriedades nutricionais e a textura; máquina de bolinho, muito utilizada nas opções do cardápio com foco em petiscos; seladora a vácuo; forno inteligente; e seladora de embalagens, que proporciona mais agilidade na entrega via delivery, além de proteger o alimento e garantir que chegue ao lar do cliente com o máximo de qualidade e segurança. Já em Inteligência Artificial, a empresa incluiu a tecnologia na área de marketing e treinamento, trazendo agilidade na produção de conteúdo, além de possibilitar a otimização de processos internos, permitindo que as equipes se dediquem e tenham mais tempo para desenvolvimento de iniciativas estratégicas.

“A IA chegou para acelerar processos mais operacionais. No caso do setor de marketing, conseguimos agilizar o atendimento ao franqueado e aos clientes, mantendo a mesma estrutura e reduzindo os prazos para a entrega das solicitações. A ferramenta nos auxilia especialmente no tratamento de imagens e geração de peças, como promoções, ações locais, entre outros. Os investimentos em tecnologia são necessários para que o período de trabalho seja melhor aproveitado, reduzindo o tempo gasto em atividades mais operacionais”, finaliza Bertolucci.

Sobre a Água Doce:

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede possui dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.