Focada na promoção da qualidade assistencial e melhorias estruturais, a AEC – Associação de Assistência ao Hospital Emílio Carlos, em parceria com a Fundação Padre Albino, entregou, no dia 9 de abril as novas instalações, totalmente reformadas, da Ala Verde do Hospital Emilio Carlos, que atende a pacientes do SUS.
O evento contou com a presença dos membros da AEC, empresários e de grupos voluntários que contribuíram para a realização da reforma, além de diretores, gerentes e colaboradores da FPA. “Agradecemos a todos que nos ajudaram financeiramente, pois não fizemos sozinhos. No total das quatro alas foram investidos R$ 4,3 milhões, sendo que R$ 2,9 milhões diretamente pela AEC”, disse o presidente Sylvio Antonio Bueno Neto.
Numa área de 600 metros quadrados a ala foi ampliada para 21 leitos totalmente equipados com banheiros privativos, sendo que 23 novas camas hospitalares foram doadas pelos Voluntários do Bem e o mobiliário fabricado pelo setor de Manutenção da Fundação Padre Albino. “A reforma teve como principal objetivo tornar mais humano o atendimento. Entre as melhorias está o visual mais claro, confortável e seguro, tanto para os pacientes que permanecem internados por mais tempo, quanto para a equipe multidisciplinar que atua no local”, destacou o engenheiro civil da FPA, Edegar Durigan Júnior.
Alas de Internações ‘Marcelo Gimenes’
Após a bênção do capelão, Pe. Ivanildo dos Santos Costa, o presidente do Conselho de Curadores da FPA, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, agradeceu e relembrou o importante trabalho iniciado por Marcelo Gimenes, empresário falecido em 2023, então presidente da AEC. “Quero deixar, em nome do nosso Conselho, não só o agradecimento à AEC e a todos que contribuíram para que o hospital tenha ainda mais assistência de qualidade, mas profundamente relembrar o trabalho do idealizador de todo o projeto, o saudoso Marcelo Gimenes. Sem a iniciativa deste grande homem dificilmente teríamos conquistado tantas melhorias”. Com muita emoção, a esposa Raquel Gimenes e os filhos descerraram a placa que nomeia o local como “Alas de Internação Marcelo Gimenes”.
Antes do descerramento da placa inaugural foram entregues placas de agradecimento a todos os doadores em nome da Fundação Padre Albino. Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social da FPA, relembrou o propósito do Venerável Padre Albino e agradeceu por aquele momento. “Padre Albino foi um visionário que criou inúmeras obras que hoje se perpetuam através de pessoas que, juntamente com a FPA, permitem que seu legado seja mantido, o de promover saúde com dignidade aos mais pobres”, disse Renata, que fez o apelo. “Esta ala representa para os pacientes o mínimo de conforto que necessitam ao estarem em nosso hospital. Hoje somos exemplo para outras instituições e isso só é possível porque temos pessoas que nos ajudam e fazem a diferença. Por favor, continuem! Os pacientes precisam de vocês”.
A placa comemorativa da reforma foi descerrada pelo empresário José Carlos Marino e pelo presidente da AEC, Sylvio Antonio Bueno Netto, que juntamente com o diretor-presidente da FPA, Reginaldo Donizeti Lopes, cortou a fita simbólica.
A AEC – Associação de Assistência ao Hospital Emílio Carlos é associação sem fins lucrativos de caráter social, regularmente constituída como pessoa jurídica, que congrega voluntários e líderes pertencentes às mais variadas entidades representativas da cidade (Lions, Rotarys, Maçonaria, Soroptimistas, Conselho da Mulher, entre outros clubes de serviço, sindicatos, associações etc). Além da Ala Verde, o grupo contribuiu com as reformas das Alas Branca, Roxa e Amarela.
Colaboradores
Os colaboradores para a reforma da Ala Verde foram: Alessandra, Carla, Fabiana e Luciana Marino; COCAM Cia de Café Solúvel e Derivados; Enísio Varini (in memoriam); Ignez Ometto Zancaner (in memoriam); Família Antônio Ruette; Família Biasi; Família Daisy Ercolim Colombo; Família Gimenes; Família Santo Zuliani; Família Sylvio A. Bueno Netto; Ludovico Fachini (in memoriam); Maria Tereza de Oliveira Castilho (in memoriam); Romana Zancaner (in memoriam); Voluntários do Bem – Catanduva e Santa Adélia.
Agradecimento especial: Eco Logica Projetos e Serviços de Engenharia Ltda.; Eletro Metalúrgica Venti-Delta Ltda.; Luciana Vargas (presidente do grupo Voluntários do Bem) e Senhoras do Núcleo Nossa Senhora das Lutas.
Fotos: Comunicação FPA