Adélia Prado é duplamente premiada

No mês de junho/2024, a escritora Adélia Prado (@adeliapradodivinopolis) recebeu os prêmios Camões de Portugal e Machado de Assis 2024, da Academia Brasileira de Letras. Para conhecer mais sobre ela, pode-se ler “A menina e o trem de ferro” (https://www.boutiquedolivro.com/shop/livros/a-menina-e-o-trem-de-ferro/), com texto de Eduardo Maia e ilustrações de Iara Rachid.

Adélia Prado

A biografia romanceada da poeta, nascida em 1935, destinada ao público infantil, discute como palavras surgem na mente e ganham um som no espaço e uma materialidade no papel. A obra discute como esse processo funciona em Adélia Prado, artista que dá ao cotidiano uma sutil dimensão poética.

O livro, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de Divinópolis, MG, cidade natal de Adélia, com apoio da Lei Aldir Blanc, traz reflexões sobre o próprio ato de escrever que incluem, por exemplo, o entendimento da arte como, um mergulho na “caverna em si mesmo”.

Ela ainda fala do “anjo esbelto” que vem no “primeiro trem” e traz para cada artista diversas fontes de criação, como o dia a dia, visto sob novos prismas. Assim, Adélia Prado oferece, como o livro aponta, uma encantadora perplexidade com a vida, plena de desafios que o trem de ferro da existência transporta continuamente.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.