Dos 5.570 municípios brasileiros, menos de 4% possuem mais de 100 mil habitantes e menos de 22% contam com mais de cem anos(em 1911, existiam apenas 1220 municípios). Esses números revelam que a cidade feitiço integra o reduzido grupo das 4% maiores do país e pertence ao seleto clube das cidades centenárias que congrega pouco mais 1/5 dos municípios brasileiros.
Alcançar essa marca significa dizer que três gerações nasceram na cidade (segundo Heráclito: A duração de uma geração é de trinta anos, espaço de tempo no qual o pai vê seu filho capaz de engendrar.” 2. Bíblia Sagrada: ”… a Bíblia determina o período de 40 anos como correspondendo a duração de uma geração). Toda cidade, por menor que seja, tem um ou mais destaque que enaltece o seu nome. Uns se orgulham de exaltar, outros ignoram e até mesmo procuraram esconder a cidade onde nasceram.
Catanduva possui alguns destaques que ajudaram a elevar o seu nome e alguns outros (não muitos), que até fazem questão de esconder a sua origem. Há se ter penas destes! Recentemente Neto Junqueira destacou o nome da cidade país afora com o seu talento brilhando no The Voice Kids e, isso é só o começo porque muitas glórias estão por vir na carreira desse jovem.
No mundo artístico, a cidade ainda se faz representada pelos artistas da teledramaturgia Rita Guedes e Bruno Ferrari, ambos com notáveis trabalhos em telenovelas na Rede Globo. No futebol, Alex Sandro brilha no Juventus da Itália e na seleção brasileira, assim como brilhou um dia o ex-atacante do São Paulo e do Corinthians, Prado (Antônio Francisco Bueno do Prado), nascido no antigo Hotel Acácio na Rua Rio de Janeiro(atual prédio do Supermercados Maranhão), no dia 13 de maio de 1940 e falecido em São Paulo em 31 de agosto de 2017, aos 77 anos. Prado jogou no São Paulo entre 1961 e 1967, e tornou-se o 12º maior artilheiro do São Paulo.
No mundo das celebridades, é de se destacar a figura do apresentador e costureiro Clodovil Hernandes (17/06/1937 – 17/03/2009), nascido no distrito de Elisiário, então município de Catanduva. Clodovil embora nunca tivesse dado ênfase à nossa cidade, fazia questão de dizer que nascera em Elisiário, exaltando o nome da sua cidade natal(à época, apenas um distrito). Se Clodovil sentia-se feliz em dizer da sua origem, o mesmo não se sucede com o apresentador de TV Amaury Júnior que, contido não enaltece e sequer menciona a cidade onde ele e sua esposa Celina nasceram. Uma pena, pois a cidade poderia se sentir honrada e agradecida com isso.
Outro que divulgou muito a cidade como radialista, jornalista, artista plástico, ator, escritor e humorista, foi João Elias(falecido em 09/06/2017), que se consagrou na Escolinha do Professor Raimundo com o personagem Salim Muchiba, além de participar de outros programas de TV. Nas artes plásticas é de sublinhar os trabalhos notáveis da família Valzacchi e do excepcional artista contemporâneo Luís Cláudio Morgilli, com suas obras expostas em várias galerias e presentes até no exterior.
Na política, não se pode deixar de registrar Tadeu Filippelli, que foi vice governador de Brasília, mas infelizmente tem a mácula de ter sido preso pela Policia Federal na operação Panatenaico. Poderia ser diferente, não é mesmo? Finalmente, Walker Blaz se destacou na Rádio Bandeirantes, apresentando por décadas o jornal “Primeira Hora” até tornar-se voz padrão da emissora. Atualmente é o locutor padrão dos canais HBO Latin America Group.
É possível que muitos catanduvenses ilustres deixaram de ser citados, porquanto a memória é falha, como quase tudo na vida. Isso, porém, não lhes tira o mérito, o privilégio e o orgulho de, a exemplo desse colunista, terem nascido numa das mais acolhedoras e fidalgas cidades do Brasil e, a única que tem o título de cidade feitiço. E, isso não é pouco!
P.S. Sugestão: A Prefeitura deveria entrar em contato com Neto Junqueira, Alex Sandro, Rita Guedes e Bruno Ferrari e conseguir autorização para usar a imagem deles em quatro outdoors a serem colocados nas margens da Rodovia Washington Luiz, com a frase: VISITE A MINHA CIDADE NO SEU CENTENÁRIO.
advogado tributário
www.buchadvocacia.com.br
buch@buchadvocacia.com.br