A busca pela autoria no trabalho com ilustração, em um mundo que tende a enquadrar esses artistas em um nicho de criadores por encomenda, é a pauta do debate promovido pelo Festival Fissura Criativa no próximo sábado, 27 de fevereiro.
O encontro virtual, com o tema “A Ilustração: A busca pela autoria. O como, o quando e o porquê?”, será a partir das 11h, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Twitch da casa de criar – escritório de arte, que realiza o festival em parceria com o poeCity – duas plataformas criativas sediadas em São José do Rio Preto (SP).
As ilustradoras Laura Ferré, Taísa Gomes e Elissa Pomponio conversam com o mediador do debate, juny kp!, fundador da casa de criar e curador do festival, sobre as inúmeras possiblidades que se abrem ao sujeito quando ele passa a entender-se como autor desse universo particular, capaz de materializar no papael qualquer ideia que possa vir à sua mente.
No debate, as artistas discutirão também as perspectivas do mercado para ilustradores enquanto avaliam a questão da autoria de suas criações artísticas e como esse processo coloca o indivíduo no centro de um universo particular, alheio à lógica do mundo exterior. E claro que a própria ilustração se materializa no debate com as participantes desenhando ao vivo enquanto conversam.
Fissura Criativa
Diferentes áreas de atuação dos profissionais criativos (como música, fotografia, design gráfico, dança, ilustração, tatuagem, artes cênicas, turismo, propaganda, gastronomia, arquitetura, urbanismo, grafismo indígena, letramento, graffiti, moda e economia criativa) serão abordadas nos debates do Fissura Criativas, todos eles mediados pelo artista visual juny kp!, fundador da casa de criar e curador do festival. Os encontros virtuais reúnem trabalhadoras e trabalhadores da criatividade como designers, fotógrafos, ilustradores, tatuadores, técnicos de som e luz, pesquisadores, empreendedores e artistas.
A comissão organizadora do Festival Fissura Criativa também é composta por Carolina Manzato (produtora artística), Wagner Orniz (produtor executivo) e João Gabriel Polizelli (produtor gráfico).
Durante o festival, os participantes são convidados a fazer intervenções gráficas e textuais no perfil do evento no Instagram (@fissuracriativa), em uma grande linear galeria de arte. Outra ação nessa mídia social, executada no mesmo período, é a chamada “Invasão de perfil”, em que usuários são convidados a postar na conta por um período combinado, por meio dos stories, sobre temas ligados à criatividade.
Perdeu algum dos encontros, deseja rever os debates ou quer saber a programação completa do festival? Basta acessar o site www.fissuracriativa.casadecriar.com.br.
Serviço:
Festival Fissura Criativa
Quando: até 24 de abril de 2021
Onde: encontros virtuais pelo YouTube e pelo Twitch da casa de criar. Exposição e intervenções digitais no perfil @fissuracriativa no Instagram
Realização: casa de criar e poeCity, através do Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, da Lei Aldir Blanc