A arte de Deborah De Brito

A obra de @deborahdebrito.art caminha em um jogo entre corpos misteriosos, rostos enigmáticos e fundos indagadores. Trata-se de um caminhar em um universo caracterizado pela ausência de respostas simples às indagações pictóricas propostas. A atmosfera estimula um pensar constante sobre os meandros de ser humano.

Há, nos corpos apresentados, algo que remete à tecnologia. Existem aspectos visuais que retomam representações de robôs e de seres mecânicos caracterizados pelo silêncio e por ações ritmadas, em um progressivo processo de perda da humanidade e de padronização de movimentos.

Os rostos, inexpressivos, observam o público. Invertem uma visão tradicional da pintura em que o protagonismo parece estar com quem está vendo o quadro. São esses personagens inquisidores que se colocam em uma posição de superioridade, como se rejeitassem as perguntas humanas pelo simples fato de serem completos.

Entre escuros, 2023 – 150 x 120 cm

Eles não necessitam de nós e, nesse aspecto, os fundos de ambientes indecifráveis reforçam o entendimento da arte como um campo em que qualquer pretensão de trazer respostas soa falsa. O ato de criar é análogo ao de parir um bebê. Ele nasce e conquista o seu lugar no mundo de algum jeito. É isso que a pintura da artista atinge.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.