Café Minuto – O setor sucroalcooleiro começa dar sinais de recuperação.
Reclamações e bronca
Deu lambança na Vila Olímpica. Reclamações e broncas surgiram com vasos sanitários e boxes que transbordaram; água vazando do teto e de paredes; falta de assentos sanitários e lâmpadas roubadas, comum aqui após o termino de obras; um pequeno incêndio devido a um curto circuito, logo apagado; encanamentos entupidos; cheiro de gás; pisos levantados; fiação exposta; tomadas vazias; falta de água quente; sujeira e poeira das obras que não foram limpas… Apenas bobagens nada sérias. Para nós, nenhuma surpresa, sabemos como as coisas são aqui, esse é o nosso Brasil. Mas se as delegações achavam que iam encontrar o paraíso foi falta de informação. Não sabiam como é o país? Bem feito! Descobriram agora que aqui tudo funciona desfuncionando.
Show da abertura
É a nossa chance de apagar as lambanças acima e mostrar ao mundo que somos bons de festa. O show de abertura da Olímpiada é “segredo secreto”, somente 20 pessoas conhecem o roteiro. Quem abrir o bico pode ser processado. A ideia é fugir daqueles manjados estereótipos com mulatas quase nuas, malandragem e até futebol. Mas o samba será a música da festa com a maior bateria reunida até hoje com 12 escolas do Rio. A festa terá 12 atos e foram desenvolvidos através de pesquisas para não cair na nossa pobreza folclórica. Participarão 12.000 voluntários, 200 profissionais, 1.000 produtores de 30 países e o roteiro desenvolvido por três consagrados diretores brasileiros. Os ensaios acontecem próximo do Maracanã. Os participantes ouvem as instruções e a música por fone de ouvido para não incomodar os vizinhos e manter a surpresa. Custo do show: 225 milhões de reais. Quem acha que essa grana, além de outras mais, poderia ser empregada em melhorias está enganado. Mesmo sem Olímpiada o país não iria melhorar um centímetro.
Estátua
Carnécio entrou numa loja de antiguidades e depois de fuçar em tudo encontra uma estátua de rato do século XVI. Interessado, pergunta o preço.
“1.000 reais pela peça e 5.000 pela história”.
“Não tenho interesse na história, só quero a estátua”.
Ele sai do antiquário feliz pela aquisição e vai caminhando quando olha para trás e vê alguns ratos o seguindo. Acelera o passo, mas por onde passa surge mais ratos, saindo de bueiros, de esgoto e se juntam aos outros. Ele sai correndo e pensa que deve ser por causa da estátua. Apavorado, chega à beira de um rio e num impulso atira a estátua na água. Os ratos pulam atrás e morrem todos afogados. No dia seguinte ele volta ao antiquário. O dono pergunta:
“voltou para comprar a história?”
“Não, voltei para saber se tem estátua de político”.
Melhor prevenir
Não é de agora que o serviço secreto brasileiro vem monitorando suspeitos que apoiam o Estado Islâmico. Já foi constatado que esses malucos tentam recrutar jovens no país. Em maio o EI criou um canal em português num aplicativo da internet que funciona como agencia de notícias veiculando fotos, vídeos, e textos fazendo apologia da crueldade e da retórica religiosa radical. Os agentes também vigiam nas redes sociais um militante do EI, que se identifica como “Brasileiro”. Nossos agentes não estão sozinhos, há agentes de outros países colaborando. Por tudo isso é que foram detidos 12 suspeitos de envolvimento com o IE. Houve algumas vozes contrárias à prisão. Que me desculpe alguns, mas com terroristas aloprados não se brinca. O demente que atropelou inocentes em Nice, não estava na lista de suspeitos do serviço secreto francês e ele, junto com comparsas, armaram o atentado durante um ano. Não dá para apelar aos “direitos” com assassinos assumidos. Melhor prevenir do que remediar.
Boa notícia
No meio da crise uma notícia para respirar. O setor sucroalcooleiro começa dar sinais de recuperação. Em 2015, houve um aumento de 37% nas vendas do álcool combustível com 17,9 bilhões de litros e no final de 2015 a cotação do açúcar no mercado internacional aumentou. A recuperação, contudo, será lenta. As usinas estão endividadas. O governo massacrou o setor com populismo no preço da gasolina sem reajuste desde 2010. Desde 2008 fecharam 85 usinas, 71 entraram com pedido de recuperação judicial, sendo que 31 delas quebraram de vez. Felizmente no ano passado a gasolina aumentou, o governo elevou a tributação e liberou a Petrobrás para reajustes quando for preciso. Toda vez que o governo interfere no setor privado o resultado é afundar esse setor. O governo deveria incentivar o álcool, é um combustível limpo, é nosso, gera milhares de emprego, e não depende dos humores dos grandes produtores de petróleo e da cotação de preços do mercado internacional.
Hobby Etílico
Esse é um álcool que o governo não interfere, a nossa cervejinha. Outro dia soube que há um clube de bebedores e colecionadores de latinhas de cerveja. Primeiro eles esvaziam as latas, depois fazem trocas e o mais esperado, o leilão de raridades. Já teve latinha arrematada por 3.000 dólares. Provavelmente marca de alguma ilha do fim do mundo. O maior colecionador possui 20.000 latas guardadas em uma casa, especialmente para isso. Houve um tempo que eu entrei nessa de colecionar. Cheguei a ter quase 100, mas cadê espaço? Dei as mais raras para meu sobrinho, as outras, dei para o porteiro do prédio onde morava.
Chocolate
Não é sobre aquela delícia de saborear, mas o nome de um filme. A história real é passada na virada do século XIX e narra a ascensão e queda de Chocolate, um negro, cubano, escravo, que foge para a França. Ele se apresenta num circo mambembe, como um canibal africano. Um palhaço vendo o espetáculo o convida para formar uma dupla inusitada. Ele ganha o nome de Chocolate e serve de escada para o parceiro. A partir daí fazem sucesso e chegam a Paris onde fazem uma carreira estrondosa. Mas… Chocolate, jogador contumaz, torra sua grana na jogatina, é chegado num traguinho, sofre preconceito e racismo e toma consciência de seu papel humilhante no picadeiro. Chocolate é interpretado pelo carismático Omar Sy, o mesmo ator de Intocáveis. Dou um chocolate se alguém não gostar do Chocolate.
Palhaçada
Essa história de bloqueio ao WatsApp tá virando circo. Agora o MP do Amazonas decidiu bloquear 38 milhões do Face, o dono do Wats. Esse valor é a multa pelo aplicativo não cumprir determinação judicial. O procurador que fez o pedido ainda ameaça suspender o serviço caso a multa não for paga. Essa insistência em bloquear o Wats é um desrespeito à Constituição que garante ao cidadão a liberdade de comunicação. Foi por esse motivo que Lewandowski, presidente do STF, concedeu liminar ao ultimo bloqueio feito por uma juíza do Rio. Eu e milhões de usuários não concordamos com esse bloqueio. O juiz deveria cobrar da polícia uma melhor investigação. E quando não havia WatsApp? Agora precisa de tecnologia para descobrir os crimes da bandidagem? Pelo amor da Nossa Senhora dos Internautas!!! Assim não dá! É preciso, urgente, uma lei para acabar com esses bloqueios para preservar o direito a liberdade de comunicação. Quanto aos senhores juízes, melhor fariam se mandassem bloquear celulares nos presídios.
Apelando
Faz tempo que não falo do Lula. A última é que virou réu por tentar obstruir a Lava-Jato, junto com Delcídio e Bumlai no caso de Cerveró. Outra é um laudo da PF mostrando que ele e sua senhora tiveram participação ativa na reforma do sítio de Atibaia. A reforma foi assessorada e paga pela empreiteira OAS. Seu presidente deu palpites e também designou um diretor para acompanhar as obras da reforma. Gravações entre eles, não deixa dúvidas. Há referencia também à cobertura do Guarujá. E ele continua insistindo que os imóveis não lhe pertencem. Cara de pau! Lula está cada vez mais perto de ir em cana. Numa jogada de desespero apelou até para a ONU enviando uma petição reclamando de Moro e dos procuradores da República. A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) não gostou nada. Em nota, repudia a representação de Lula. Eles deixam claro que ele tenta inibir o trabalho de agentes públicos no desempenho de suas funções em mais uma manobra para intimidar os juízes. É meu chapa a água tá chegando no pescoço.
Água de xixi
Falando em água… No desespero tem gente que já bebeu o próprio xixi. Mas e se o xixi virasse água? É… Já estão transformando xixi em água. Cientistas belgas criaram uma máquina que transforma xixi em água potável. A máquina usa energia solar e eles fizeram apresentaram seu invento na Universidade de Ghent, de Bruxelas. Pessoas que vivem em lugares com escassez de água vão utilizar seu xixi para beber água. Ao fazer xixi de novo, transformam em água e assim sucessivamente. Não haverá mais sede. A invenção também transforma o xixi em fertilizante, mas os cientistas garantem que não há qualquer perigo de se tomar a água xixilenta e a mesma virar fertilizante no organismo fazendo nascer alguma coisa. Não garantem, entretanto, casos de traição do cônjuge.
Aniversário
30 de julho, meu bom garoto faz aniversário. Olho para ele às vezes não acredito que com minha idade, com duas “meninas” de 40 e 38 anos e 4 netos, tenho um filho que completa 12 anos. Coisas da vida? Acho que não. De um jeito ou de outro, nós é que fazemos nossa vida. De todo modo, parabéns, Vinícius! Estarei sempre ao seu lado até quando der.