Colombo Agroindústria anuncia melhorias estratégicas na gestão e inauguração de uma nova fábrica de açúcar, em Palestina/SP

A Colombo Agroindústria anuncia uma importante reestruturação no seu Conselho de Administração, profissionalizando integralmente sua gestão corporativa.
Em março, em Assembleia Geral, foram eleitos conselheiros profissionais reforçando o compromisso da empresa com as melhores práticas da Governança Corporativa que passa a ser liderado por uma presidente independente, acompanhada por sete conselheiros, cada qual representando uma das holdings da família Colombo. Desde 2018, o Conselho de Administração era conduzido por integrantes dos grupos de familiares da empresa.
A Colombo Agroindústria tem uma operação sólida e credibilidade reconhecida no mercado sucroalcooleiro, com três unidades produtivas de etanol, açúcar e energia nas cidades de Ariranha, Palestina e Santa Albertina, no interior de São Paulo.
O conselho inicia seus trabalhos já na chegada da safra 2025/2026, presidido por Andrea Rolim, que atua como conselheira de grandes grupos econômicos. A nova estrutura do conselho combina vasta experiência de seus membros e uma visão de crescimento robusto e sustentável a longo prazo, focando na transparência e na excelência operacional das unidades de negócios. Os membros são Jucelino Sousa, Luis Felli, Marcos Jank, Tadeu Fraga, Levindo Santos, Ruy Cunha e Alberto Klumb.
Subordinados ao conselho, três comitês táticos e operacionais foram constituídos: Comitê de Pessoas, Cultura e ESG; Comitê de Operações; Comitê de Riscos, Finanças e Auditoria, com objetivo de apoiar e propor as melhores práticas de governança, gestão de pessoas, processos e tecnologia.

Como já anunciado, Rogerio Azevedo continua atuando como Presidente interino, reportando-se à presidente do conselho, Andrea Rolim, até a finalização do processo seletivo para contratação de um novo CEO.
A nova configuração reforça a dedicação a princípios de governança sólidos, preservando o legado e valores da família e ao mesmo tempo, evoluindo para um modelo que deverá gestar o próximo ciclo de crescimento da empresa e posicionar estrategicamente a Colombo Agroindústria para enfrentar desafios e melhor aproveitar oportunidades no mercado futuro.

Inauguração da Fábrica de Açúcar
Ainda nesta safra, a Colombo se prepara para a inauguração da sua nova fábrica de açúcar, na unidade de Palestina, com a previsão de 60 novos empregos diretos. A empresa ultrapassa hoje mais de 13 milhões de sacas por ano. Todo o açúcar bruto do tipo VHP produzido é destinado à exportação, com foco em países da África e da Ásia.
Já no mercado interno, a marca de açúcar Caravelas, tem participação de mercado relevante, ficando entre as líderes do segmento em que atua, segundo dados da Nielsen.
Com mais de 120 mil hectares de canaviais e uma capacidade de moer mais de 10 milhões de toneladas de cana-de-açúcar anualmente, a Colombo Agroindústria faz parte do grupo das 100 maiores empresas do Agronegócio brasileiro no ranking da Forbes.
Além do açúcar, são mais de 400 milhões de litros de etanol por ano e uma biomassa da cana que permite gerar mais de 200 mil megawatts de energia limpa. A empresa investe em práticas sustentáveis que reduzem impactos, com projetos ambientais, como o de preservação de matas ciliares.
Todas essas ações fazem parte de um processo de melhoria contínua, que reforça a dedicação da empresa a princípios de governança sólidos e transparentes, excelência operacional e otimização de resultados financeiros, fortalecendo a gestão estratégica e o desenvolvimento sustentável da companhia.