Sem título, 2025
Milena Brichesi
@brichesi_ia
Papéis IA 40 x 40 cm
O meteoro em tons quentes atravessa o espaço, um fundo infinito preto. Na extremidade dele, parece ter um núcleo, o coração, matriz de seu peso e de seu movimento a cortar a imagem do canto superior direito ara o inferior esquerdo. è nessa jornada que provoca transformações internas e externas em quem o vê e em quem o imagina.
PROJETO 05/2025 – O meteoro do amor
COMO PARTICIPAR
Leia o texto curatorial abaixo e mande uma imagem sobre ele com identificação do projeto para (11) 982624592 com fichinha técnica (título/ano/nome artístico/instagram/técnica e dimensões) . As imagens serão publicadas nas minhas redes sociais com um breve texto de minha autoria. A participação é livre, gratuita e tem como objetivo divulgar a temática e as obras dos mais diversos artistas.
TEXTO CURATORIAL
O meteoro do amor
Contam que um buraco em forma de coração que está na Agrofloresta Monalisa, em Tuiuti, SP, de Sandra Scavassa, surgiu a partir de fragmentos de um meteoro que ali teria caído. Seja uma lenda, um mito ou uma fábula, o fato é que ali está um espaço a ser lido e interpretado por cientistas, religiosos, filósofos e artistas.
Este projeto é um chamamento para que o local ganhe o status de instalação coletiva. Cada pessoa pode encaminhar até três trabalhos, de materiais que suportem a intempérie ou interajam com ele. As obras com uma altura mínima de 1 metro, preferencialmente verticais, são colocadas sobre a superfície de terra com o mecanismo de sustentação pensado por cada artista.
A poética do projeto está em pensar que a luz dos meteoros, quando vista no céu, é o resultado da entrada de fragmentos de rocha, oriundos de corpos celestes, na atmosfera terrestre. Surge, portanto, uma luz no céu noturno a indicar, para alguns, que há uma luz no fim do túnel, sejam quais forem os desafios enfrentados.
Ver um meteoro, nesse contexto, é como amar. Sempre pode ser interpretado, dependendo da cultura e da situação, como um sinal de mudanças. O mesmo ocorre com a arte. Participar deste projeto é justamente uma forma de transformar-se internamente.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.