Se entendermos a arte como interpretação da realidade, a obra de Gilberto Geraldo possui diversas características que comprovam seu talento.
Por um lado, desenvolveu, tanto no Brasil como no exterior, uma técnica apurada no que diz respeito à capacidade de apresentar um trabalho visual sólido.
Mas esta não é apenas uma questão de virtuosismo. Suas pinturas reúnem qualidade para estabelecer atmosferas em retratos humanos, paisagens e naturezas mortas.
Revela como sua pintura reúne os mais diversos elementos que permitem a construção de fascínios visuais. São estados de êxtase em que o artista consegue criar ligações profundas entre o que vê e o que representa, lançando o seu olhar sobre o que transforma em obra de arte.
Não há ali maneirismo ou repetição, mas sim o resultado de muita dedicação, trabalho e pesquisa em um processo que se consolida e se aprimora ao longo do tempo.
O domínio da técnica anda de mãos dadas com uma sensibilidade aguçada no sentido de oferecer ao observador trabalhos que causem impacto positivo porque têm algo a dizer, expressando a sua visão do mundo e um posicionamento claro como uma afirmação visual em que o saber fazer e o estudo intensivo são mostrados juntos.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.