12ª SIPAT do AME Catanduva promove bem-estar e valorização dos trabalhadores

Entre os dias 25 e 29 de novembro, o AME Catanduva realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho-SIPAT. O evento, promovido pelo Sesmt – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Assédio – Gestão 2024/2025, teve programação diversificada e interativa para conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança no ambiente laboral e o bem-estar dos profissionais.

De acordo com William Fernandez, técnico em Segurança do Trabalho e um dos orientadores da SIPAT, o principal objetivo foi destacar os cuidados necessários no cotidiano dos trabalhadores, prevenindo riscos ocupacionais. “A SIPAT é momento de reflexão e aprendizado, onde conseguimos promover tanto o bem-estar físico e mental dos colaboradores quanto a conscientização sobre a segurança no trabalho. O saldo foi extremamente positivo, com grande participação e engajamento dos presentes”, afirmou.

A abertura do evento, na segunda-feira (25), foi marcada pela apresentação do músico e violinista Diogo, seguida pela palestra “Oficina para o Corpo e a Mente”, ministrada por Rodrigo Matheus, do Grupo de Apoio ao Trabalhador-GAT da Fundação Padre Albino, e pela assistente social Rúbia Rinaldi Boschim, membro da CIPAA.

Na terça-feira (26), os colaboradores participaram da aula “Pilates de Solo”, oferecida em parceria com o Sesc, sob orientação da educadora física Silvana Dias.

Quarta-feira (27) foi dedicada ao autocuidado, com sessões de maquiagem e quick massagem proporcionadas pelas consultoras da Mary Kay e pela massagista Sandra Breguedo.

Na quinta-feira (28), a enfermeira Nayara Pontes, representante da Descarpack do Brasil, ministrou treinamento sobre “Acidentes com material perfuro cortante e biológico”, reforçando as práticas de segurança e prevenção.

No encerramento, na sexta-feira (29), houve dinâmica motivacional conduzida por Mariana de Campos, colaboradora do AME e graduanda em Psicologia. Além disso, intervenção lúdica chamou a atenção: o personagem representando a morte circulou pelas dependências do AME com placas informativas e irônicas que incentivaram a reflexão dos trabalhadores sobre atitudes seguras no ambiente de trabalho.

Durante toda a semana os participantes concorreram a sorteios de brindes, o que garantiu ainda mais engajamento e entusiasmo. Segundo William, o evento cumpriu seu papel de promover o bem-estar e a conscientização de forma leve e impactante.

Fotos/Divulgação