Neste dia 10 de outubro, estudantes do 5º ano do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA participaram de avaliação prática nas cinco principais áreas da formação médica – Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia e Medicina Preventiva. As provas foram realizadas nos ambulatórios do Hospital Emílio Carlos, no período noturno.
A avaliação seguiu o modelo internacional de Exame Clínico Objetivamente Estruturado (Objective Structured Clinical Examination – OSCE), que consiste em estações de rotatividade simulando atendimentos médicos. O objetivo é proporcionar aos alunos experiência prática e simulada de situações reais do ambiente médico, permitindo que desenvolvam habilidades essenciais para a profissão.
Com a participação de 114 alunos, a atividade foi coordenada pelos doutores Eduardo Marques da Silva e Murillo Antônio Couto, com apoio da coordenação do curso. Antes do início da prova, os alunos foram recepcionados pelos profissionais da instituição para o cadastramento. Durante a avaliação, os estudantes foram submetidos a check-list objetivo, que avaliou aspectos como conhecimentos técnicos, habilidades de interação com o paciente e raciocínio diagnóstico.
Segundo o coordenador da prova, Dr. Eduardo Marques, o exame contou com equipe de 60 pessoas, incluindo médicos residentes, atores, colaboradores e docentes. “Durante a prova, os alunos interagem com situações de risco e stress, com tempo cronometrado, não apenas para serem avaliados, mas também para se prepararem para desafios que enfrentarão em sua vida médica”, destacou o médico.
Em setembro, os alunos do 6º ano do curso realizaram a mesma avaliação e, de acordo com os avaliadores, obtiveram êxito em sua execução.
Desenvolvido em 1975, o OSCE é amplamente reconhecido como um dos métodos mais confiáveis para avaliar competências clínicas de estudantes e residentes em Medicina.