Nos dias 9, 10 e 11 de outubro, a Unifipa participou do evento “Interferas” realizado pelo Colégio Anglo Jesus Adolescente apresentando seus cursos superiores por meio de stands interativos. O evento, que envolveu alunos e docentes de diversos cursos, proporcionou aos estudantes do Ensino Médio vivência prática das atividades do dia a dia de uma graduação.
De acordo com a diretora pedagógica do colégio, Elisabete Alarcon, o principal objetivo da Interferas é promover valores fundamentais, como solidariedade, respeito e responsabilidade social por meio de provas beneficentes e atividades que incentivam os alunos a contribuírem para o bem-estar da comunidade. “Esse tipo de iniciativa reforça o compromisso do Colégio Jesus Adolescente com a formação integral dos nossos estudantes”, explicou.
A Unifipa levou alunos e docentes dos cursos de Administração, Direito, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Medicina e Engenharia Agronômica. Nos stands, os alunos do colégio participarám de atividades práticas relacionadas a essas áreas, aproximando-se da realidade acadêmica. José Ricardo de Souza, analista técnico e representante do curso de Medicina, conduziu a simulação de primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar com bonecos, atraindo a atenção dos jovens. “É importante que tenham esse primeiro contato com a medicina e a área da saúde, despertando o interesse e mostrando a relevância do conhecimento em situações emergenciais”, afirmou Souza.
‘Tá fácil doar’
Dentro da programação do Interferas, a campanha “Tá fácil doar” conscientizou os alunos e a comunidade escolar sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. Para falar sobre o tema, a Unifipa convidou a enfermeira Natália Piovani Colombo, formada no curso de Enfermagem e atualmente funcionária do Hemonúcleo de Catanduva. “Essa campanha visa aumentar o número de doadores o que, por consequência, ajuda a manter o estoque de sangue nos níveis adequados, garantindo atendimento a quem mais precisa”, ressaltou Natália.
As atividades realizadas no evento integram o plano estratégico da Unifipa, que objetiva fortalecer a divulgação dos seus cursos nas escolas de Ensino Médio e pré-vestibulares, além de promover o envolvimento da comunidade em serviços básicos de saúde. Durante o evento, a instituição também ofereceu aferição de pressão arterial, exames de glicemia e orientações de saúde e bem-estar, destacando seu papel na prestação de serviços essenciais à população. “Com essa participação ativa, a Unifipa reafirma seu compromisso com a formação acadêmica e social, incentivando a escolha profissional e a conscientização sobre a importância do engajamento em ações solidárias”, disse Janaína Huck, da área de negócios.
Fotos/Divulgação