Equipe de Fisioterapia do HEC aborda recuperação em cirurgias de quadril

Na última terça-feira, 30 de julho, o Hospital Emílio Carlos promoveu treinamento especializado sobre “Artroplastias de Quadril” para sua equipe de fisioterapia. Este evento integra o cronograma anual de treinamentos específicos do Serviço de Fisioterapia do hospital e foi conduzido pela enfermeira Ariane Fernanda Sanches, coordenadora da OPME (Órtese, Prótese e Materiais Especiais) dos hospitais da Fundação Padre Albino.

Durante o treinamento, Ariane compartilhou conhecimentos sobre a rotina do setor, detalhou os procedimentos cirúrgicos envolvidos e discutiu a classificação dos diversos tipos e materiais das próteses, além de sua durabilidade. “A Artroplastia Total do Quadril proporciona alívio da dor, melhora da função física e retomada das atividades da vida diária”, explicou Ariane. Ela ressaltou que há uma grande variedade de próteses, diferenciadas por tamanho, modelo, conceito, meio de fixação ao osso e superfícies de contato. “A equipe multidisciplinar bem orientada é crucial na reabilitação dos pacientes submetidos a essas cirurgias, pois os profissionais são responsáveis por instruções sobre os riscos de posturas inadequadas, mobilização precoce e restauração da funcionalidade até a marcha independente, cobrindo desde o período de internação até a fase ambulatorial”.

A Fundação Padre Albino é reconhecida como referência em cirurgias ortopédicas, incluindo as artroplastias de quadril. “Os hospitais da Fundação Padre Albino continuam a se destacar como referência em cirurgias ortopédicas na região, garantindo atendimento de alta qualidade e favorecendo a recuperação eficiente de seus pacientes. A realização de treinamentos como este reafirma o nosso compromisso com a excelência dos profissionais e da infraestrutura”, garantiu a coordenadora do Serviço de Fisioterapia do HEC, Bruna Gabriela de Oliveira.

Fotos/Divulgação