Nos dias 17 e 18 de julho, o Hospital Padre Albino promoveu treinamento sobre a manobra de posição prona para as equipes de enfermagem, fisioterapia e médicos residentes da UTI Adulta. A atividade ocorreu em três turnos: manhã, tarde e noite. Posição prona é uma manobra que coloca o paciente deitado sobre a região ventral, ou seja, de bruços.
O treinamento visou atualizar os profissionais sobre os conceitos e indicações da manobra no tratamento da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) em estágios moderado e grave. A técnica, que requer que o paciente permaneça de 16 a 18 horas na posição prona, é crucial para melhorar a oxigenação e a função respiratória.
Marcela Rigoldi, enfermeira coordenadora da UTI Adulta, enfatizou a necessidade da equipe bem treinada e sincronizada para evitar complicações e eventos adversos. “Pensando nisso foi elaborado protocolo e checklist abordando cada etapa da manobra, visando otimizar a segurança do paciente, bem como o engajamento da equipe”, finalizou.
Fotos: Divulgação/FPA