Natural de Minas Gerais/Brasil a Artista visual Solange Rabelo reside em São Paulo. Autodidata, escritora e pesquisadora Solange integra o cast de artistas que estarão compondo a exposição coletiva o Caminho da Arte II que será realizada no novo endereço da Art A3 Gallery na Vila Nova Conceição em São Paulo, com curadoria de Rosita Cavenaghi. Escritora, graduada em psicologia e história e em formação em Artes Visuais Solange também é mestre em psicologia pelo Departamento de Estudos Junguianos PUC/SP, onde estudou ritos de passagem. Pós-graduada em Yoga, cultura oriental pela FMU/SP e em Arteterapia pela IJEP/SP e em Literatura Infanto e Juvenil pela UCAM/RJ. Estudou contação de histórias na COGEAI. Especialista em conjugalidade e família pela UNIFESP/SP.
Solange Rabelo lançara na Bienal Internacional do livro em São Paulo, em 2024, o livro de contos solo “Estendeu-se diante da beleza” pela editora Cândido. Publicou livros de prosa poética: Venha comigo e ouça… Vejo você…E você, me vê? E o livro infantil: Sara, sua luneta e muitos, muitos livros pela editora Cândido/RJ. Possui textos publicados em diversas coletâneas e antologias, entre elas a coletânea franco-brasileira “Memórias”, idealizada e realizada pela editora Rosafrancesa(2024). A coletânea “Nós: textos de autoria feminina”, do selo Off Flip de literatura (2024, 2023). A antologia “Juntas e Diversas, organizadora Márcia Lobosco (2024, 2023, e da antologia “Elos da Língua Portuguesa” Organizadora Samira Camargo (2024, 2023, 2022). E a antologia “Contos e encontros” da editora Cândido (2020), entre outros.
Seu trabalho na arte se destaca quando escreveu o livro catálogo “Entre outras margens: crônicas visuais e diálogos”, tendo como co-autor o crítico de arte Oscar D`Ambrosio da qual deu origem a sua primeira exposição individual , em 2022, pela Cia Arte e Cultura “Entre outras margens”, assinando a curadoria Oscar D´Ambrosio. Em 2024, sua exposição individual “Travessia”, teve como curadora Lenora Telles. Participou de várias exposições entre elas: Em 2024, “Panorama Geral Das Artes Plásticas no Brasil”, sendo curador Fábio Porchat. Em 2023, pela Arte_A3 Gallery, “O Caminho da Arte”, com curadoria de Oscar D´Ambrosio. Em 2022, participou das exposições internacionais em Los Angeles, pela galeria No War em parceria com a Inn Gallery/SP e em Barcelona/ Espanha, curadoria Oscar D´Ambrosio. Participou no Brasil das exposições pela Cia Arte e Cultura: “Arte Postal do Brasil”, em Brasília, curador Oscar D´Ambrosio, onde ficou em terceiro lugar, do “XII Salão Internacional de Artes Visuais SINAP/AIAP” em Mogi Mirim/SP, “ Pan Techné, em homenagem à Semana de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, curador Oscar D´Ambrosio. Participou também do catálogo Cia Arte e Cultura em homenagem a Gustavo Rosa e do sétimo volume do Guide da catalogação de obras de arte internacional, curadoria Heloisa Azevedo. Participou desde de 2012 de várias exposições em São Paulo, com curadoria Fábio Porchat.
ENTREVISTA:
Caminho da arte: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início nas artes visuais?
Solange Rabelo: Na minha infância eu observava os desenhos de minha mãe e seu domínio do lápis de cor. Gostava de fazer figurativo e rabiscos. Fiz alguns cursos de acrílica e de óleo sobre tela e de desenho. Pintar para mim é um modo de me redescobrir, pesquisar e de estar presente e expressar minha subjetividade. Fiz graduação em psicologia, História e Artes Visuais, sou autodidata.
Caminho da arte. Você além de artista visual é também escritora, publicará seu primeiro livro individual de contos “Estendeu-se diante da beleza” que será lançado na Bienal Internacional do livro em 2024. Publicou 2 livros de prosa poética e 1 livro infantil pela Editora Candido. Participou de várias antologias e coletâneas, entre elas a do Selo Off Flip de literatura e uma coletânea de contos com o grupo de 13 contistas no livro: “Contos e encontros” e publicou pela Editora Candido o livro “Entre outras margens: crônicas visuais e diálogos”, com coautoria do crítico de arte Oscar D Ambrosio. Poderia comentar?
Solange Rabelo: Escrever e pintar são expressões com elementos diferentes, a palavra e uso da forma e da cor. Mas ambos requerem investigação e pesquisa e criatividade e uma boa dose de intuição. E ambos necessitam de suporte, o papel e a tela. E ambas as criações requerem uma gestação, e após dar à luz um afastamento, um recuo, para novamente engravidar de novos projetos.
Caminho da arte: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Solange Rabelo: Na minha poética, minhas percepções e reflexões são pensadas sob uma ótica simbólica. Procuro representar plasticamente os temas que me tocam, buscando referências em várias culturas. O que me motiva são indagações existenciais.
Caminho da Arte: Poderia comentar sobre suas duas obras que participarão desta exposição Caminho da Arte?
Solange Rabelo: Eu participarei com duas obras: “A desconhecida”. Técnica: Colagem. Dimensão: 70x100cm. Está colagem onírica é uma mulher em busca de sua subjetividade da qual ela desconhece. A imagem espelha o desconhecimento de nós mesmos. Quem é você? Que outras de mim desconheço? Indaga o espelhamento.
A outra obra: “Novos inícios”. Técnica: Colagem. Dimensão; 100×60 cm. Está colagem nos coloca a necessidade de buscar neste mundo efêmero e coletivo o processo de se apropriar de sua individualidade integrando em si a razão do sol e a intuição da lua e aponta para o caminho do meio.
Caminho da Arte: De quais exposições nacionais e internacionais você já participou?
Solange Rabelo: Escrevi o livro catálogo “Entre outras margens: crônicas visuais e diálogos”, co-autor Oscar D`Ambrosio da qual deu origem a minha primeira exposição individual, em 2022, pela Cia Arte e Cultura “Entre outras margens”, curador Oscar D´Ambrosio. Em 2024, exposição individual “Travessia”, curadora Lenora Telles. Participou de várias exposições entre elas: Em 2024, “Panorama Geral Das Artes Plásticas no Brasil”, curador Fábio Porchat. Em 2023, pela Arte_a3 Gallery, “O Caminho da Arte”, curador Oscar D´Ambrosio. Em 2022, participou das exposições internacionais em Los Angeles, pela galeria No War em parceria com a Inn Gallery/SP e em Barcelona/ Espanha, curadoria Oscar D´Ambrosio. Participou no Brasil das exposições pela Cia Arte e Cultura: “Arte Postal do Brasil”, em Brasilía, curador Oscar D´Ambrosio, onde ficou em terceiro lugar, do “XII Salão Internacional de Artes Visuais SINAP/AIAP” em Mogi Mirim/SP, “ Pan Techné, em homenagem à Semana de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, curador Oscar D´Ambrosio. Participou também do catálogo Cia Arte e Cultura em homenagem a Gustavo Rosa e do sétimo volume do Guide da catalogação de obras de arte internacional, curadoria Heloisa Azevedo. Participou desde de 2012 de várias exposições em São Paulo, curadoria Fábio Porchat.
Caminho da Arte: Como o público interessado deve proceder para adquirir suas obras e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho artístico?
Solange Rabelo: Por meio de meu e-mail sol.maria33@yahoo.com Instagram : @solange.rabelo.sol WhatsAAp 11 987484323
Material: Hahnemühle Cézanne canvas 100% algodão.
SERVIÇO
Exposição: O caminho da arte III
Artista: Solange Rabelo
Local: Art A3 Gallery
Curadoria: Rosita Cavenaghi
Quando: 20 de julho a 5 de agosto de 2024
Vernissage: 20 de julho das 16 às 21h
Endereço: Rua Santa Justina 530 – V. Nova Conceição – São Paulo – SP
Funcionamento: segunda a sexta, das 10 às 18h. sábado das 10 às 15h
Assessoria de imprensa: GL Assessoria de Comunicação/Gisele Lahoz (17) 991082421/gilahoz@terra.com.br/@giselelahoz