Lembranças do Sertão

A exposição “Lembranças do Sertão”, de Ismael Maciel, no Centro Cultural André Carneiro, em Atibaia, SP, propicia uma entrada no universo do desenho regida por memórias pessoais de um Brasil profundo em transformação. Baiano radicado em Atibaia, ele oferece a sua visão de um universo simultaneamente agreste e fértil.

Se existe a seca, há também uma cultura frondosa. O fazer técnico cuidadoso convive com um falar da vida familiar e dos hábitos cotidianos. As imagens, acompanhadas de textos de Euclides da Cunha, Darcy Ribeiro, Guimarães Rosa e Graciliano Ramos, entre outros, possibilitam uma visão ampla do sertão.

A família, o diálogo entre o passado e o presente em busca de um futuro melhor, a cultura dos tropeiros e dos retirantes, a mineração, a resistência e a perseverança são colocadas ao lado de reflexões sobre a importância econômica do jumento e o fenômeno social dos jagunços e cangaceiros.

Um dos ícones do projeto é o vaqueiro em meio à vegetação do sertão, acompanhado de um cão. Essa obra, realizada, assim como as outras, com lapiseira e esfuminho, gera deslumbramento. Trata-se de um conjunto de obras a ser vista sem pressa para que a sintonia entre criador e público se realize e construa uma relação de afeto.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.