Um elemento essencial na poética visual de Berez Berezusky (@berezberezusky) é a quebra de expectativas. Existem procedimentos plásticos que instauram sutis e surpreendentes diálogos entre a curva e a linha e/ou entre as tonalidades quentes e as frias.
Essa abordagem possibilita que, a partir de uma tradição de aristas internacionais concretos e do concretismo brasileiros surjam criações fundamentadas em uma pesquisa em que as variações são fundamentais. Por menores que muitas vezes possam parecer, criam portais.
Trata-se de um fazer que se baseia na liberdade absoluta do procurar. Não se trata de imitar o mundo considerado real ou de fazer transformações nele, mas de procurar essências nas formas, estabelecendo um conhecimento do espaço que se renova a cada olhar.
O resultado é uma fala pessoal que expressa dedicação ao trabalho, consequência de uma permanente prática do olhar e do fazer em que as cores traduzem emoções, as formas pontuam diálogos com o entorno e a criação se realiza na atenção permanente a cada parte e na integração de cada uma ao todo do espaço pictórico.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.