Empreendedorismo e paixão pelos negócios marcam 11º Mentoring Unifipa Catanduva

Neste dia 28 de maio, Luciano Sanches Fernandes, diretor-presidente e presidente do Conselho da Cerradinho Participações S.A., Cerradinho Bioenergia S.A. e Viiv Empreendimentos S.A., foi o convidado do 11º Mentoring Unifipa Catanduva, compartilhando sua trajetória pessoal e profissional, principalmente com alunos do curso de Engenharia Agronômica, que participavam da IV Semana Agronômica, membros do Conselho de Administração e Conselho de Curadores da Fundação Padre Albino, reitoria da Unifipa, coordenadores de cursos, gerentes e colaboradores, além de membros de sua família.

Luciano, empresário de destaque nos setores de bioenergia, propriedades agrícolas, imobiliário e logística, contou sua história de vida e o breve início da formação acadêmica na Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiróz (ESALQ), em Piracicaba, pois precisou “trancar a matrícula” e voltar a Catanduva para assumir os negócios da família, aos 18 anos. No entanto, disse que sua formação se deve aos inúmeros congressos, dias de campo e cursos no Brasil e exterior, incluindo MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Dom Cabral e especializações em Gestão Administrativa, Energias Renováveis e Mercado.

O empresário destacou a Cerradinho Participações S.A., empresa tradicional e de extrema importância no setor sucroenergético, além da Cerradinho Log, que gerencia terminal rodoferroviário em Mato Grosso do Sul, e a Cerradinho Bioenergia S.A., que produz etanol e energia em Chapadão do Céu/GO, desde 2009, a Neomille S.A., inaugurada em novembro de 2019, focada na produção de etanol e DDG (grãos secos de destilaria) e a recente planta de produção de óleo de milho em Maracaju, Mato Grosso do Sul, inaugurada em dezembro de 2023.

Com longa trajetória na Cerradinho, onde atuou como diretor-presidente por 30 anos (1986-2016), Luciano relembrou sua liderança na profissionalização da empresa, além da atuação como membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) e na Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia (Biocana), que presidiu por três mandatos. Também falou sobre sua atuação na área filantrópica e do convite para integrar o Conselho de Administração da Fundação Padre Albino, colegiado que hoje preside, cuja indicação partiu do atual presidente do Conselho de Curadores, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante.

Aos alunos presentes, Luciano enfatizou a importância de valores, como ética, responsabilidade social e ambiental e resiliência. Destacou a necessidade de autocontrole, fé e a busca por soluções para problemas, além da importância da espiritualidade, felicidade familiar e paz.

Ao final, os participantes fizeram perguntas, mediadas pelo coordenador do curso de Administração da Unifipa, Antonio Agide Mota Junior.