Criada inicialmente para o MAK Exhibition Hall, em Viena, Áustria, em 2008-2009, a instalação “Shooting into the Corner”, do indiano Anish Kapoor (1954), trabalha com questões que envolvem elos entre várias linguagens e processos na construção de uma poética que mescla movimento e contemplação.
A instalação consiste em um canhão desenvolvido por Kapoor e uma equipe de engenheiros em que um compressor atira, a cada 20 minutos, bolas de cera vermelha de 11 kg contra o canto de uma parede a uma velocidade de 80 km/h. Ao longo da exposição, cerca de 20 toneladas foram lançadas por uma equipe de funcionários elegantemente vestidos de negro.
Ao impacto sonoro de cada tiro, segue-se o silêncio da cera que escorre e logo se solidifica. Portanto, há uma obra em processo, pois ocorre um acúmulo e deposição dessas “entranhas” que são lançadas no espaço da sala. O diálogo entre cada nova explosão e o subsequente intervalo aponta que a arte se dá justamente nesse fluxo e refluxo do processo criativo.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador