Artistas unicórnios

Você sabe o que é uma empresa unicórnio? O termo é muito comum para quem é do ramo de startups. Refere-se a empresas cujo valor atinge o patamar de 1 bilhão de dólares. Empreendimentos como Dropbox, Uber, Airbnb e Snapchat receberam esse título. Deixando os valores de lado, mas trabalhando o conceito, o que é uma artista unicórnio?

A questão inicial está em definir como dar preço a uma obra de arte e, o que é ainda mais complexo, como saber quanto vale o conjunto da obra de um artista, entendendo que ele também deve ser considerado como um investimento futuro, pois, enquanto vivo estiver, novas obras serão produzidas, podendo ou não ser comercializadas.

O unicórnio em cativeiro (1495-1505)
Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque

Alguns fatores entram nesse jogo de mercado: o impacto emocional e visual que a obra gera no observador, o entendimento racional do mercado quanto ao apuro técnico do que é apresentado, a capacidade do artista de inovação e de surpreender com resoluções técnicas e visuais; e a conjugação dessas forças para se chegar a um determinado valor.

Esses quatro elementos, entre outros que poderiam ser arrolados, nos ajudam a identificar unicórnios no mundo das artes. A tarefa não é fácil e envolve, é claro, idade, currículo, estilo e busca de investidores prontos a aportar dinheiro em determinado criador visual. Complexo? Sem dúvida. Fascinante? Mais ainda. Misterioso? Sim, como a arte deve ser.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador