A Sabores da Montanha, associação de empresários do setor gastronômico, realizará entre os dias 11 de outubro e 26 de dezembro de 2023, o Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha. Será o primeiro festival a reunir as cidades da região, já nascendo como o maior do segmento gastronômico do Brasil em duração, com 76 dias. A entidade trabalha como uma ferramenta de divulgação da gastronomia regional e atua também nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Segundo o gestor da Sabores da Montanha, Reginaldo Pupo, o festival reunirá cidades das regiões turísticas das Hortênsias, da Uva e do Vinho e dos Campos de Cima da Serra. “Diferentemente dos festivais já existentes na região, que são realizados na baixa temporada com o objetivo de atrair turistas e comercializar pratos, o Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha tem o único objetivo de divulgar a gastronomia e colocar a região no roteiro turístico do Sul do País, criando um polo gastronômico com variadas opções para todos os gostos”, explica Pupo.
O final do ano foi escolhido pois nesta época a região recebe, em média, 3,6 milhões de turistas, de acordo com as prefeituras, oriundos de diversas regiões do Brasil e de outros países, grande parte com alto poder aquisitivo, em busca de atrativos de eventos natalinos.
“Com isso, o evento se tornará uma grande vitrine para os restaurantes divulgarem seus produtos ou serviços, pois ocorrerá em uma época de grande visibilidade da mídia nacional, que foca suas pautas nesta importante região, cercada por muita natureza exuberante e clima frio, que é o maior atrativo dos turistas”, destaca o gestor.
Cidades participantes
Região das Hortênsias (Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula), Região da Serra – Uva e do Vinho (Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Veranópolis) e Campos de Cima da Serra (Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São José dos Ausentes, Vacaria).
Ações de marketing
Durante o Festival os estabelecimentos participantes receberão uma identificação visual padronizada, sendo identificados por meio de selos, displays de mesas, banneres ou cavaletes expositores de propaganda, nos quais também serão inseridos a logomarca dos estabelecimentos e patrocinadores. Desta forma, os turistas localizarão com facilidade os locais participantes do evento.
Além disso, com autorização das prefeituras, banneres, com logomarca do festival e patrocinadores serão disponibilizados em pontos turísticos estratégicos dos municípios da região, por onde circularão centenas de milhares de turistas durante o período do evento.
Equipes da organização irão circular pelos principais atrativos turísticos das cidades da região para realizar ações de sampling para divulgar o Festival por meio da distribuição de revistas e guias do evento com todos os estabelecimentos participantes.
Press Trips
A organização realizará, a partir de agosto, diversas Press Trips, ações nas quais jornalistas de grandes veículos de comunicação dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, blogueiros, ex-MasterChefs e influenciadores digitais segmentados em Turismo e Gastronomia, serão convidados para visitarem os estabelecimentos participantes e degustar os pratos que serão produzidos para o evento.
O objetivo é gerar mídia espontânea com alguns meses de antecedência para divulgação dos estabelecimentos que receberão os jornalistas e, consequentemente, o Festival. Mas a divulgação efetiva já iniciou neste mês de maio.
A organização também irá publicar uma revista impressa, em formato de guia, com 50 mil exemplares, com a relação de todos os estabelecimentos participantes, contendo fotos dos pratos que serão produzidos para o Festival, com descrição, ingredientes, ficha técnica, nome do estabelecimento, foto do chef de cozinha (se houver), endereço, telefone e perfis das redes sociais. Além de suas respectivas logomarcas.
A distribuição do roteiro gastronômico será feita em redes de hotéis de Porto Alegre, Florianópolis e na capital paulista, aeroportos, redes de restaurantes em rodovias, centros de informações turísticas e em locais de grande concentração.
Pré-lançamento
Um pré-lançamento do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha poderá ser realizado em Porto Alegre e São Paulo, voltado exclusivamente para a imprensa, convidados, proprietários dos estabelecimentos e patrocinadores, em data e local a serem definidos pela organização. Há a possibilidade de o evento ocorrer também em algumas cidades de porte maior na Serra Gaúcha.
O objetivo é divulgar o evento com antecedência, visando também as revistas mensais especializadas de Gastronomia e Turismo, de forma que a reportagem seja publicada com ao menos dois meses de antecedência.
A organização também poderá realizar um pré-lançamento em algumas das cidades participantes para autoridades e trade turístico locais, em datas a serem definidas, com participação especial de ex-MasterChefs.
Valorização da gastronomia regional
O principal objetivo do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha é divulgar e valorizar a rica gastronomia regional, observando a utilização de insumos encontrados na região, por meio de produtores locais. Portanto, não haverá premiações.
O Festival será indoor, ou seja, ocorrerá simultaneamente entre os estabelecimentos e reunirá os principais nichos da gastronomia. Esse modelo possibilita que os estabelecimentos participantes possam ter o controle da qualidade de seus produtos e da segurança alimentar, além de poder ampliar a possibilidade de fidelização dos clientes (ainda que sazonais), atrair novos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento e aumentar o ticket médio, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares.
Isso também oferece comodidade aos clientes, que têm à disposição a estrutura básica como banheiros, estacionamentos, etc.
Como participar?
Para participar do Festival os estabelecimentos deverão criar um prato ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos.
Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes.
Na prática, nada muda no dia a dia de um restaurante. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários.
Para participar, os estabelecimentos deverão entrar em contato por meio do Instagram @saboresdamontanha_brou pelo WhatsApp (11) 9-5435-3665.
Festival em São Paulo e Minas Gerais
A Sabores da Montanha também realizará nos estados de São Paulo e Minas Gerais o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho em 27 cidades dos estados de São Paulo (10) e Minas Gerais (17), distribuídas nas regiões da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais. Ao menos 62 restaurantes estão inscritos para este evento, sendo 23 estabelecimentos no estado de São Paulo e 39 em Minas Gerais. Saiba mais sobre este festival em www.saboresdamontanha.com.br.
Grupo Sabores
A Sabores da Montanha, organizadora do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira paulista.
O grupo também gerencia a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.