Recentemente foi protocolado na Câmara Municipal de Catanduva, o Projeto de Lei que implanta no município o “Cine Autista”, que tem como propositor o vereador Marquinhos Ferreira (PT). Que tem por iniciativa exigência para que as salas de cinema, reservem, no mínimo, uma sessão mensal destinada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.
No projeto de lei, Marquinhos especifica que nas sessões não serão exibidas publicidades comerciais, as luzes deverão estar levemente acesas e o volume de som será reduzido.
“Essa é uma forma de proporcionar às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) momentos de lazer, fundamental para qualquer ser humano. O cinema de Catanduva, cujo objetivo principal é de proporcionar para essas pessoas o acesso à arte, cultura e entretenimento através da exibição de filmes”, explica Marquinhos.
Ainda pelo PL, os filmes a serem exibidos deverão ser apropriados às pessoas com autismo, além de os mesmos terem acesso irrestrito às salas de exibição, podendo sair e entrar a qualquer momento.
“O projeto visa permitir aos portadores do TEA que desfrutem de uma experiência tão comum e ao mesmo tempo tão importante para tantas pessoas, ligada tanto à arte, quanto ao entretenimento”, finaliza Marquinhos.
O “Cine Autista” será discutido e votado em breve na Casa de Leis.
Fonte: Comunicação Social
Foto: João Paulo Munhoz