Confiança na retomada econômica! Com o avanço da imunização e queda nos indicadores relacionados à covid-19, a reação dos empreendedores de Catanduva começa a mostrar resultados. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira, dia 29, pelo Ministério da Economia, apontam que a Cidade Feitiço conquistou a segunda maior geração de empregos de 2021 agora em agosto. Foram 521 postos de trabalho formais gerados, média de 16,8 empregos a cada dia.
O resultado do mês passado foi puxado pelo setor de serviços, que sozinho contratou 341 novos funcionários. Na sequência, aparece o comércio, com 87 postos de trabalho e indústria com 44. A construção civil teve saldo positivo de 27 empregos gerados e a agropecuária, 22.
Os números de agosto deste ano, só não foram melhores que os de janeiro que contabilizaram 770 novas vagas. Esse é o segundo mês consecutivo com resultado positivo. Em julho, foram 277 postos de trabalho gerados. Maio também fechou no azul, com 18 vagas.
Em contrapartida e com o efeito do cenário da pandemia, outros meses ficaram no vermelho. É o caso de fevereiro, com 291 postos de trabalho excluídos, março, com 152 vagas a menos e abril com 246 funcionários demitidos. Em junho o resultado foi negativo com 25 vagas eliminadas.
“A união entre a confiança dos consumidores, mais os segmentos que formam uma cadeia de negócios e os investidores, junto a uma administração pública série, resiliente e ativa, resultam nesse ótimo resultado para Catanduva. Os diversos empregos gerados trazem confiança à população para a retomada econômica. Vale ressaltar que existem muitas outras vagas a serem preenchidas, mas para isso é necessário qualificação profissional. É importante que a população insista e persista nos cursos de qualificação independente do nível, profissionalizante, técnico ou superior”, destaca o secretário de Desenvolvimento José Rodrigo Sanches.