Aulas presenciais com retomada focada na saúde de alunos, professores e funcionários. Esse foi o resumo da reunião virtual realizada na última quarta-feira, dia 13, entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e os representantes de 645 cidades paulistas. O encontro contou com a presença do governador, João Doria, do vice-governador, Rodrigo Garcia, do secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares, do secretário do Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e do epidemiologista, Wanderson Oliveira.
De acordo com a secretária de Educação de Catanduva, Cláudia de Carvalho Cosmo, o principal tema foi relacionado às ações que o Governo do Estado realiza para a retomada das aulas presenciais. “Foi pontuado que os municípios têm autonomia para a organização do calendário escolar, data de início das aulas, do formato desse início, se presencial ou remoto. Também foram passadas as diretrizes para que esse processo aconteça de forma gradual e sempre valorizando o maior de todos os bens que é a vida, sem perder de vista os impactos socioeconômicos, socioemocionais, cognitivos e de aprendizagem, que a suspensão das aulas presenciais acarretou”, destaca a secretária.
Na ocasião, também foi apresentado o Sistema de Monitoramento de Casos de Covid-19 nas escolas e dos EPIs que foram comprados e serão disponibilizados aos professores e alunos. O encontro apresentou a necessidade de adaptação dos espaços das escolas para garantir as condições sanitárias adequadas para o retorno das aulas e atividades presenciais. A indicação do Governo do Estado é de que a retomada ocorra de forma hibrida, com atividades presenciais e virtuais.
“No âmbito da Secretária Municipal de Educação, já vínhamos trabalhando em um Plano de Ação para a retomada das aulas e atividades presenciais que ocorrerão de forma ponderada e gradativa, respeitando todos os protocolos sanitários, com o objetivo de garantir dois bens primários: a Vida e o Saber. Com todas essas indicações da Secretaria Estadual, daremos andamento a esse plano e reafirmamos a autonomia do município em estabelecer seu próprio calendário escolar e o formato que iniciará o ano letivo de 2021”, finaliza Cláudia.
A definição da data de início do ano letivo e o formato que será adotado no município serão divulgados nas próximas semanas.
Escolas Estaduais e Particulares
A reunião virtual também trouxe a confirmação da data de volta às aulas presenciais na rede estadual, que conforme o cronograma será no dia 1º de fevereiro, com 35% dos estudantes. A primeira quinzena será voltada à adaptação e ao acolhimento dos alunos que farão rodízio, frequentando a escola um ou duas vezes por semana.
No caso das escolas particulares, o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa assinou decreto que autoriza a retomada das aulas presenciais, a partir do dia 18 de janeiro, nas unidades de educação infantil que atendem berçário, maternal e pré-escola. As medidas de segurança adotadas pelo Plano São Paulo deverão ser seguidas por todas as instituições privadas, além da capacidade de atendimento de 70% dos alunos matriculados. Os detalhes estão na edição de 13 de janeiro da Imprensa Oficial, disponível no site da Prefeitura de Catanduva – www.catanduva.sp.gov.br.