Café Minuto – Jon Bom Jovi, vai se apresentar no Rock in Rio

PAULO GUEDES – Numa dos debates de Paulo Guedes na Câmara, a deputada Jandira Feghali, do PCdoB do Rio, questionou Guedes dizendo que o que mais choca é o comandante da equipe econômica falar que há 50 milhões de desempregados, e em 4 meses de governo ela espera como o governo vai gerar emprego e ele não disse nada. Guedes responde na lata: Quem fica 16 anos no poder não tem direito de vir com 4 meses e dizer que há um desemprego enorme de 50 milhões, de onde virá o crescimento. Virá assim que reparar os roubos causados na Petrobras, fundo da Petrobras de 20 bilhões, na Telebrás, roubo nos Correios, no fundo dos Correios, o Postali. É difícil consertar tanto estrago. O pior não é só ter quebrado, é que o futuro é um buraco que só cresce, um buraco fiscal que ameaça engolir o Brasil. Para quem está tão seguro do que estava fazendo eu só tenho a dizer uma coisa: nós estamos tentando ir para o caminho da prosperidade e não pelo caminho da Venezuela. Matou a cobra e mostrou o pau.

TÁ RUIM – Não estou gostando nada da posição do governo em relação ao meio ambiente e as mudanças climáticas. Aliás, não entendo porque cuidam somente do meio ambiente e não do ambiente inteiro. O Brasil está boicotando os eventos da ONU sobre o tema. Em agosto estava programado um evento em Salvador, com a participação de países da América Latina, para discussão das mudanças do clima e a politica que os países estão adotando. O Brasil cancelou o evento. A ONU lamentou a decisão brasileira e transferiu para novembro no Chile. Como se fosse pouco, não vai participar de outro evento, este no Peru, como preparação e providencias para o evento que seria aqui e foi transferido para o Chile. Foi ruim! Além da má vontade do governo, o facão cortou verba de órgãos que cuidam do meio ambiente e mudanças climáticas. Embora com provas científicas de que o aquecimento global está sendo ocasionado pelo homem, tem energúmenos que duvidam ou não se importam, como o próprio presidente e dois de seus ministros. Eu tenho um amigo que afirma que o aquecimento global é ocasionado pelo próprio planeta, de causas naturais. É mais um mentecapto.

SURPRESA – Depois de uma noitada de sexo, daquelas de dar nó, Zimbolino está quebrado. Ele pergunta a Creminéia, com quem namora a 6 meses, se ela tem uma Aspirina.
– Não sei amor, se tiver deve estar na primeira gaveta da cômoda, no fundo. Zimbolino abre a gaveta e começa a procurar no fundo e encontra uma foto de um cara barbudo, forte, pelado e com uma enorme “ferramenta”. Surpreso, ele pergunta a Creminéia se era seu marido.
– Não tontinho, responde ela. E se aconchega nele toda dengosa.
– Então era seu namorado?
– Não benzinho, esquece, é coisa do passado. E tasca um beijão nele, depois fica mordiscando sua orelha.
– Bem, se não é seu marido e seu namorado, quem é então?
– Já disse pra você esquecer Zimbinho, não é nada importante.
– Ok. Se não é importante, melhor, mas gostaria de saber mesmo assim quem é o barbudão pelado.
– Tá bom amorzinho, sou eu antes da operação.

CURA GAY – É uma grande estupidez falar em cura gay. Como curar uma coisa que não é doença? No passado houve clínicas “especializadas”, hoje essa bobagem não existe mais. Mas ainda tem uns destrambelhados que acreditam nessa baboseira. Elton John, uma vez disse uma frase que resume tudo sobre a opção sexual. Se ser gay fosse opção, não haveria nenhum gay no mundo. O filme Boy Erased – Uma Verdade Anulada, é um caso real baseado num diário de um jovem. Ele é pressionado pela família a internar-se num programa de cura gay. Filho de pais religiosos e ele próprio devoto, tem dúvidas sobre sua sexualidade. Um dia, porém, sofre uma tentativa de estrupo e o pai decide interna-lo. Começa aí um violento processo de “conversão heterossexual” na clínica de um pastor, o que leva o rapaz ao limite da tensão entre sua fé e a do pastor. A expectativa dos pais em relação aos filhos gays pode ser massacrante e destruir o que se almeja: a harmonia familiar e a felicidade. Este filme está disponível em DVD e nas plataformas digitais. Não é filme para pipoca.

ELTON JOHN – Já que mencionei Elton, acima, aproveito para falar de Rocketman, sua cinebiografia que estreia em 30 de maio nos cinemas do Brasil. Cantor, compositor e pianista, seu filme tem a árdua missão de igualar ou mesmo superar o estrondoso sucesso de Bohemian Rhapsody, de Fred Mercury, que ultrapassou 1 bilhão de dólares na bilheteria e de quem Elton não gostava. Coincidentemente os dois filmes tem o mesmo diretor: Dexter Fletcher. Pode ser um indicio de mais um sucesso. Reginald Kenneth Dwight, nome de batismo de Elton John, tomou esse nome emprestado de um saxofonista de sua banda nos anos 60. Rocketman narra os principais momentos ao longo de sua carreira. Um dos grandes momentos foi um concerto que fez em 1975, em Los Angeles, para 100 mil pessoas. Ele teve problemas em aceitar sua homossexualidade, chegou até a casar, era amargurado e depressivo. No entanto, no palco se transformava em um roqueiro vibrante, histriônico como David Bowie. Subia ao palco com fantasias bizarras e até de Carmem Miranda se apresentou com penas multicoloridas. Um dos méritos do filme é mostrar sua bem sucedida e conturbada carreira e trazer sua música, que embalou várias gerações, aos jovens de hoje. E mais não conto. Vá assistir o filme.

DESCONSTRUINDO – Escritor e filósofo, Alain de Botton, suíço radicado em Londres desmancha conceitos sobre relacionamentos tidos como verdade. Para ele a busca pelo relacionamento ideal prejudica a vida pessoal. Ele diz que o romantismo é um desastre para o amor porque não amamos a pessoa como ela é, mas como a idealizamos e queremos então muda-la. Outra é que quando se ama, o parceiro nos entende sem palavras. Bobagem! Sobre o casamento, você estará pronto para casar quando entende que a “pessoa certa” não existe, porque não somos perfeitos. A melhor pessoa não é a que tem os mesmos gostos do que você, mas a que sabe respeitar e negociar as diferenças de gosto de modo inteligente, que sabe discordar. A tolerância para as diferenças é a verdadeira marca da “pessoa certa”. Compatibilidade é uma conquista e não pré-requisito. Também destrincha os tabus sobre amizade, o vício em celulares, os compromissos em todas as situações. Para conhecer melhor os conceitos de Botton leia um de seus livros e comece a desconstruir o que aprendemos como verdade. Na Amazon tem vários deles.

MAIS UM VILÃO – Depois de estar conseguindo esquentar o planeta, estamos caminhando para mais um desastre: o plástico. É mais uma força para destruir “nossa casa”. A WWF, uma das mais influentes entidades ambientalistas divulgou a nossa força destruidora. Estamos jogando 10 milhões… sim 10 milhões de toneladas de plásticos nos oceanos ao ano. Um feito extraordinário! O homem é o único ser vivo que construí e destrói o que fez e o que a natureza fez. Não é motivo pra “orgulho”? E olha só, graças a nossa criatividade e trabalho, da metade do século XX até hoje aumentamos 200 vezes a produção de plástico, sendo que 75% destinamos ao descarte na natureza. Isso é que é produtividade! Nosso país faz bonito, está em 4º. Lugar entre os que mais jogam plásticos por aí. À frente estão EUA, China e Índia, ressalvando que são países com população maior do que nós. Em compensação na reciclagem, somos os primeiros de baixo para cima, reciclamos apenas 1,28% de plástico, o percentual mais baixo entre todos os países. Tem explicação: reciclamos pouco para sobrar mais e jogar nos mares e assim chegar ao primeiro lugar do mais porcalhão do mundo. Falando sério, a WWF alerta para o perigo do uso do plástico. Recomenda firmar compromissos internacionais para mudar a cadeia produtiva substituindo o plástico por materiais bio degradáveis. Pois é: já temos o CO 2, o plástico… Qual será o próximo vilão?

BOM JOVI – A banda americana liderada pelo vocalista Jon Bom Jovi, vai se apresentar no Rock in Rio, no dia 29 de setembro. Os ingressos já estão esgotados. Mas antes eles vão dar uma palhinha. Farão três apresentações com a nova turnê “This Hous Is Not For Sale”. No dia 22/9 estarão no Arrudão, em Recife; dia 25, no Allianz Parque, em S. Paulo; e no dia 27/9, na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba. O show de abertura será com a banda 600 Dolls, dos hits, Iris e Black Balloon, que também tocarão no Rock in Rio. Os ingressos para esses shows estarão disponíveis a partir de 17 de maio no site Eventin. Preços a partir de 130 até 920 reais. Portadores do cartão Ello, terão um elo exclusivo nos dias 15 e 16 de maio para comprar ingressos. Quem comprar ingressos de 130 reais, recomenda-se levar uma luneta. Ou então só ouvir de longe.

O CORTE – Vocês podem estranhar de eu não comentar nada sobre o corte, ou contingenciamento na Educação e as manifestações. Não quero mesmo discutir isso. Acho que discussão, comentário deve ser pautado por uma análise cuidadosa de todos os lados, com espirito despido de posições políticas, ideológicas, sem uma pré ideia concebida sobre o que vai ser analisado. Convenhamos, essas atitudes são para poucos… pouquíssimos que conseguem deixar de lado suas convicções para fazer uma análise fria, racional, apenas dos fatos. Cada lado enxerga somente seus interesses e não quer saber o porquê o outro lado age contrariamente ao que desejam. O diálogo para esses casos também ajuda. Ele tem o dom de resolver as diferenças, desde que um lado e outro tenham vontade de chegar a um acordo que seja bom para os dois, ou menos ruim. Poderia ser o início de conversas desde que se fosse “desarmado” de suas bandeiras e cada qual tentando entender o outro lado. Mas qual o que? Sei que estou divagando. Se assim fosse, o mundo seria bem melhor. Continuamos com a estupidez humana.

CURTINHAS – Glaudiveyson, você gosta de sexo a três?
– Claro! Então corre pra sua casa, só tá faltando você.

## Eu tinha uma namorada linda, a Cremosilda. Quando íamos aos motéis nós levávamos os sabonetes, um para cada um, e guardávamos de lembrança. Tudo terminou quando um dia fomos contar os sabonetes. Eu tinha 25 e ela 38.