Alunos do 2º ano A do Ensino Fundamental do Colégio Catanduva participaram de atividade prática na aula de Ciências entre os dias 16 e 20 de setembro. Sob mediação da professora Giovana Catarucci a proposta envolveu simulação com o objetivo de ensinar conceitos básicos de orientação espacial, com foco na identificação dos quatro pontos cardeais – Norte, Sul, Leste e Oeste – e na observação das posições do Sol ao longo do dia.
Durante a atividade, os 16 alunos foram organizados em grupos e utilizaram materiais simples, como lanterna, garrafa de água, folha de sulfite e régua. A dinâmica começou com os estudantes desenhando uma cruz na folha de sulfite e marcando os pontos cardeais. Em seguida, posicionaram a garrafa de água no centro dos pontos e simularam o movimento do Sol usando a lanterna.
A professora orientou os alunos a movimentarem a lanterna em três posições: Leste, Centro e Oeste e a medirem, com a régua, o tamanho da sombra projetada pela garrafa em cada uma dessas situações. O exercício foi importante para que os estudantes pudessem associar as diferentes posições do “Sol” à variação no tamanho da sombra, conectando esse aprendizado ao comportamento real do astro no céu e à sua relevância para a orientação no espaço.
Além de proporcionar experiência prática e interativa, a atividade reforçou a compreensão sobre a importância dos pontos cardeais no dia a dia, tanto em termos de localização quanto de organização espacial. “É uma forma lúdica de trazer um conceito que, à primeira vista, parece abstrato, mas que está presente em diversas situações cotidianas”, afirmou a professora Giovana. Para ela, “a experiência possibilitou que os alunos refletissem sobre como o Sol e sua posição impactam não só o tamanho das sombras, mas também na maneira como nos orientamos e nos localizamos no mundo”.