No dia 17 de abril, os alunos do 2º ano A e B do Ensino Médio do Colégio Catanduva se reuniram na telessala para participar da atividade “Acessibilidade urbana e as dificuldades das pessoas com necessidades especiais”. O objetivo principal foi promover reflexão sobre o tema, cultivando empatia e solidariedade entre os estudantes através da dinâmica focada nas dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência visual ao se locomoverem e se orientarem no ambiente urbano. A atividade incluiu a exploração de técnicas para auxiliar pessoas com deficiência visual, como por exemplo, oferecer ajuda a alguém que necessite na rua. Essa proposta surgiu como parte de um projeto multidisciplinar que envolveu as disciplinas de geografia e de projeto de vida.
O projeto teve como base o material didático do Sistema Maxi usado pelo colégio, que aborda questões de cidadania urbana, acessibilidade e locomoção para deficientes visuais. No total 60 alunos do 2º ano das turmas A e B do Ensino Médio participaram da dinâmica, que foi integrada à proposta da apostila de Trajetória de Aprofundamento – Ciências Humanas, com destaque para a disciplina de geografia, ministrada pela Profa. Roberta Franzini e com a colaboração da Profa. Ma. Luciana Cione, responsável por conduzir e realizar algumas técnicas e dinâmicas para auxiliar deficientes visuais, como parte de suas aulas de ‘Projeto de Vida’, no 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais.