Café Minuto – Não Tem Pra Ninguém

Aprovada
A batalha da reforma trabalhista chegou ao fim e foi aprovada, apesar de protestos e muita gente contra. Mas não se deixem enganar, os direitos básicos dos trabalhadores, férias, 13º., FGTS, licença maternidade,  paternidade, aviso prévio… todos os direitos garantidos pela Constituição, continuam. A reforma visa abrir espaço para a negociação entre empregadores e trabalhadores, proteger 30 milhões de trabalhadores informais que trabalham por conta própria, que não gozam dos direitos da CLT e que poderão se beneficiar agora. Poderão ser feitos acordos coletivos entre os trabalhadores e a empresa, que terão prevalência sobre a legislação permitindo a negociação sobre banco de horas, jornada de trabalho, férias, participação nos lucros da empresa… Assim, quebra-se a rigidez da lei atual que serve para qualquer empresa, independente de seu tamanho e faturamento tornando as leis trabalhistas abrangentes e flexíveis.

Quem perde, quem ganha
Essa reforma vai descontruir a estrutura corporativista dos sindicatos mantida há décadas. Existem mais de 11 mil sindicatos no país – nos EUA são 200, com uma população 55% maior que o Brasil – muitos deles pouco ou nada representam a classe, mas sobrevivem da contribuição sindical obrigatória, que a reforma agora tornou voluntária. E é aí que está o nó. Os sindicatos vão perder sua boquinha de ouro, por isso são radicalmente contra a reforma. São eles é que perdem e não o trabalhador como afirmam. Os sindicatos vão precisar melhorar o atendimento e representar bem seus associados para que estes mantenham a contribuição que passa a ser voluntária. A reforma tende a diminuir as reclamações trabalhistas, já que os acordos serão feitos diretamente entre empregador e trabalhador. Isso vai diminuir os custos das empresas que mais empregam: a pequena e a média empresa. Quanto menos ações trabalhistas, menor os custos que travam o mercado de trabalho, fazendo com que as pequenas e médias contratem mais. É bom lembrar que há 14 milhões de desempregados atualmente e que a reforma pode beneficiá-los abrindo mais postos de trabalho. Quem ganha é o trabalhador.

Na Balada
Percirréia, garota gordinha fofinha está na toalete da balada dando um retoque na maquiagem quando entra uma loira de arrasar: esbelta, na medida, vestindo uma calça justíssima realçando os quadris. Ela retoca a maquiagem, depois faz pose no espelho e diz: “obrigado herbalife”. Percirréia continua retocando a maquiagem quando entra uma ruivinha linda vestida numa calça justa de cintura baixa e blusa decotada deixando entrever belos seios. Ela dá um toque no cabelo, retoca os olhos, olha-se no espelho e agradece: “Obrigado diet shake”. Percirréia está na pior com aquele desfile de gostosas quando surge um arraso de morena numa saia curta, apertada, deixando a mostra um magnífico par de pernas. Depois de ajeitar o cabelo e retocar o batom faz caras e bocas no espelho e diz: “obrigado low carb”. Percirréia assisti tudo aquilo sem graça. Por fim termina a maquiagem e na frente do espelho fala: “maldito McDonalds”

Condenado
Quando Lula foi informado que levou nove anos e meio de cana ficou alegre. “Oba tudo isso de cana? É bom demais!” Aí informaram que Moro o condenou a nove anos e meio por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Assim que a notícia saiu, o dólar caiu, a bolsa subiu e as ações da Petrobrás “dispariu”. Já pensou se Lula for condenado em 2ª. instância e aí parar na cadeia? O Brasil vai melhorar do dia para a noite. Petistas, claro, condenaram. Não Lula, mas Moro pela sentença alegando que foi política. Dilmanta, que ainda continua com o discurso de golpista, diz que rasgaram a história de Lula. Acertou! Rasgaram a história falsa de Lula construída por marqueteiros a peso de ouro com dinheiro de corrupção. Os opositores de Lula, claro também, festejaram a sentença. Lula vai continuar em liberdade até que o TRF 4 confirme ou não a sentença de Moro. Vamos aguardar. Ainda é cedo para tirar o champanhe da geladeira e comemorar.

O Controlador
Roger Waters, baixista, vocalista, compositor e líder do Pink Floyd, talvez a melhor banda de rock progressivo/psicodélico de todos os tempos, deixou a banda, em 1985, por desavença com os outros integrantes por causa de seu temperamento controlador. Seguiu em frente, começou carreira solo e se deu bem. Em 2005 voltou a reunir o Pink Floyd com os integrantes originais para um show beneficente. Agora, após 25 anos de seu último disco de inéditas, surge “Is This Life We Really Want?” com novas canções. Esse hiato caiu bem. Waters deixou de lado seu espirito controlador e entregou a produção a um expert, que atualizou o som espacial do Pink Floyd para as novas gerações. O resultado foi dos melhores. O pedigree de Waters está presente nas canções: quase todas as letras de teor politico e desencanadas e de tom lamentoso, próprio dele. Apesar da internet, o CD físico ainda não morreu, está à venda nas boas casas do ramo (que são poucas).

Não Tem Pra Ninguém
Segundo o Atlas da Violência, divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) 59.080 pessoas foram assassinadas em 2015 no Brasil. São 161 mortes por dia, quase tantas quantas serão mortas na França e no Japão em um ano. Para dar ideia de onde vivemos veja algumas comparações. O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, atrás da China, Índia, EUA e Indonésia. Respondemos por 6% do total da população desses 5 países. No entanto, comparando com esses países somos responsáveis por 39% dos homicídios. Matamos mais do que China, EUA e Indonésia juntos. Entre os 10 países mais ricos do mundo, estamos em 9º. Lugar. A taxa de homicídios do Brasil é 18 vezes maior que a média dos outros 9 países. É mole? Quer mais? Deixemos os mais populosos e mais ricos e vamos comparar com os menos populosos e mais pobres, a África. O Brasil mata 90% mais do que qualquer país do continente. Comparando com a Ásia, matamos mais que todos os países. Oriente Médio, matamos mais que a Síria, em guerra civil há cinco anos. Na América do Sul, uma das regiões mais violentas do planeta, matamos o dobro de nossos vizinhos. A taxa média no mundo é de seis mortes por 100 mil habitantes. No Brasil é de 28,9 mortes por 100 mil. Um espanto! E o que faz o governo para diminuir essa tragédia? Gasta muito dinheiro sem resultados. Já pensou como é grande a probabilidade de sermos vítima dessa violência? Meu Deus! Onde vivemos? Bem faz minha filha que em breve irá morar em Portugal.

Sintonia Lenta
Em 2022 o rádio vai completar um século de existência no Brasil. No entanto, a sintonia de rádio no Brasil anda despencando e consequentemente a receita publicitária despenca junto. A continuar assim, não haverá muita coisa para comemorar no centenário. Atacado primeiro pela TV e agora pelo YouTube e pelos serviços de streaming vem perdendo terreno ano a ano. Entre 2015 e 2016 foram 850 mil ouvintes a menos, 550 mil aparelhos sumidos dos domicílios e queda de faturamento de 5,4%. As emissoras de rádio musicais são as que mais perdem ouvintes, a internet permite ouvir qualquer música em qualquer lugar e quando quiser; as rádios populares estão estagnadas; as religiosas, são sustentadas pelas igrejas; e as de notícias, são as únicas que vão bem, obrigado. Qual a solução para manter as rádios? Criar multiplataformas, invadir a internet com transmissão on-line. O ouvinte vai poder sintonizar sua rádio no tablet, no notbook, no celular, em qualquer lugar e quando quiser. Também poderá ouvir ao mesmo tempo em que vê ao vivo o locutor no estúdio. É o caso de Otaviano Costa que estreou um programa na Rádio Globo, do Rio. Quem não pode vencer o inimigo, se junta a ele.

Provas
A defesa de Lula, o próprio, petistas, e seus seguidores alegam que não existe prova de que o tríplex era de Lula. Veja o que diz o especialista em direito criminal, professor da USP. Gustavo Badaró. “O artigo 317 do Código Penal define como crime de corrupção passiva solicitar ou receber vantagem indevida. Pois bem, é justamente nesses casos é que existe a ocultação ou dissimulação da propriedade proveniente do crime de corrupção, o que caracteriza a lavagem de dinheiro. Ou seja, não é necessário prova que Lula é de direito dono do apê. Se o fosse não haveria crime de corrupção e lavagem.” Foi desse modo que Moro interpretou para condenar Lula.

10 Anos
Steve Jobs há 10 anos apresentou três novos produtos, segundo ele revolucionários. O primeiro foi um iPod de tela grande com controle por toque; o segundo, foi um celular; o terceiro, um dispositivo de internet. Ou seja: um iPod, um telefone e um comunicador via internet. Mas não era três aparelhos separados, era um só que foi chamado de iPhone. Foi assim que Jobs apresentou o primeiro smartphone da Apple, em 9 de janeiro de 2007, em S. Francisco, Califórnia. Demorou seis meses até ele chegar às lojas, mais aperfeiçoado que aquele primeiro apresentado. As lojas com a famosa maçã mordida ficaram com suas frentes tomadas por milhares de pessoas aguardando o início das vendas. Numa loja na 5ª. Avenida, em Nova York, clientes esperaram 100 horas para comprar o iPhone. A partir daí o resto é história. O iPhone é o produto eletrônico de maior sucesso no mundo, com mais de um bilhão de unidades vendidas e desencadeou uma mudança de comportamento sem paralelo na história. Difícil quem não tem um smartphone hoje. Se Jobs estivesse vivo o que será que sua excepcional mente criativa estaria apresentando?