Desde o início das aulas, estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais A e B do Colégio Catanduva, sob orientação das professoras Thaísa Peres De Luca e Joseane Cristina Freschi Madalozzo, participam de momentos lúdicos no final de cada aula. As atividades, que envolvem jogos e brincadeiras, como quebra-cabeças e peças avulsas, são realizadas com o objetivo de estimular o desenvolvimento psicológico, cognitivo e social das crianças, além de promover ambiente seguro e acolhedor.

“A brincadeira é ferramenta poderosa para o aprendizado. Ela permite que a criança se sinta mais tranquila e confiante ao enfrentar a mudança do ambiente da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A atividade também oferece espaço para que os alunos compartilhem suas vivências e experiências, fundamentais para esse período de adaptação”, explica a professora Thaísa. Para as professoras é essencial que a brincadeira permaneça presente no cotidiano escolar, mesmo após a Educação Infantil. “A brincadeira é linguagem da criança e, ao integrá-la nas atividades do Ensino Fundamental, conseguimos manter esse elo afetivo, além de desenvolver competências importantes para a formação da criança como um todo”, ressalta a Profa. Joseane.
Para diretora, Profa. Ma. Fabiana Fiorim Checconi, “no Colégio Catanduva a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental tem sido cuidadosamente acompanhada desde o início do ano letivo, com atividades que visam não apenas a aprendizagem, mas também o acolhimento e a socialização dos alunos”.